A produção agrícola brasileira em 2018 deve ser 2,8% menor que a registrada em 2017, segundo dados do IBGE. De um grupo de 14 produtos analisados, apenas cinco tiveram aumentos de produção (algodão, amendoim, soja, trigo e café). Os demais produtos registraram quedas com destaque para milho, feijão, batata e laranja.

Apesar da quebra de safra de grãos, as exportações do agronegócio expandiram. Até novembro, as exportações do agronegócio atingiram 93,16 bilhões de dólares, alta de 4,6% sobre o ano anterior. Destaques para soja, carne bovina, papel, celulose e suco de laranja.

Para 2019, a Conab projeta aumentos da área plantada (+ 1,2%) e da produção (+ 4,6%), alcançado a maior safra da história com 238,4 milhões de toneladas. Essa estimativa de aumento na próxima safra tem estimulado o mercado de fertilizantes com as entregas ao produtor registrando alta de 3,9% no acumulado de janeiro a outubro de 2018 em relação ao mesmo período do ano anterior. Os preços de fertilizantes também tiveram forte valorização, sobretudo ureia e cloreto de potássio. No caso de defensivos, a produção cresceu 14,4% de janeiro a outubro em relação a mesma base de comparação em 2017.

Esses dados estão apresentados no boletim de INDICADORES AGRÍCOLAS da Plataforma de Inteligência Intelactus. Na edição de dezembro de 2018, veja ainda o comportamento do preço dos principais produtos ao longo do ano nos mercados nacional e internacional. A publicação está disponível no link: http://www.cileite.com.br/content/indicadores-agr%C3%ADcolas

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite