Atualmente, nos Estados Unidos, smartphones são utilizados na gestão da fazenda leiteira com aplicativos específicos e, os produtores de leite estão mudando a forma como fazem seus negócios. Abaixo estão algumas formas que se pode usar os aplicativos para celular para propostas de administração de negócios e rebanhos:

Coleta de informações ao lado da vaca: 

O produtor pode usar o PocketDairy, um aplicativo baseado no sistema Android como Dairy Records Management Systems, para ter acesso a dados do rebanho registrados no sistema de dados PCDART da fazenda. O aplicativo sincroniza em um sistema sem fio com o computador do escritório que armazena os dados, de forma que se pode obter esses dados a qualquer hora, em qualquer lugar.

Ainda é possível customizar o aplicativo, de forma que pode mostrar suas listas de ações para todo o rebanho e informações individuais sobre as vacas, como o status de produção, sua história de criação, além de dados de saúde. O produtor usa essa informação para monitorar as vacas, tomar decisões durante as avaliações do rebanho e para agendar tarefas como reprodução, vacinação e secagem. 

"Seja qual for a tarefa que você estiver fazendo naquele dia com seu rebanho, você pode simplesmente pegar o telefone e acessar a lista. Você pode classificá-las pela produção de leite, células somáticas, gordura e proteína. Você pode classificá-las quando estão indo para a secagem ou dias de reprodução. Cabe a você customizar de forma que seja melhor para sua operação", diz Joe Shockey, produtor de leite e veterinário de Ravenswood, West Virginia - USA.

Shockey tornou o aplicativo acessível para certos funcionários, particularmente aqueles que fazem tarefas de gerenciamento, mas também novos funcionários que não estão familiarizados com as vacas. "Se eles estão conduzindo as vacas ou estão nas salas de ordenha, podem checar a história das vacas sozinhos. Eles podem ver quando ela esteve vazia, quando teve cria, quem é seu pai, quem é sua mãe - toda história da vaca bem aqui. Eu não sei se recomendaria isso para todos os funcionários, mas definitivamente para as pessoas que estão bem perto das vacas trabalhando com elas todos os dias".

Para mais informações sobre o PocketDairy Android App, visite www.drms.org

Alguns produtores usam aplicativos gerais de agricultura para ter acesso a informações sobre o clima e notícias e o aplicativo financeiro para Android para rastrear o mercado de commodities e os preços futuros do leite (pFinance é o aplicativo para checar os preços futuros do leite).

Algumas fazendas leiteiras na África também estão usando aplicativos. Um aplicativo chamado iCow está sendo usado por pequenos produtores de leite do Quênia. Um produtor de leite explicou em um artigo sobre o aplicativo, dizendo como seu uso ajudou a administrar melhor suas vacas e até mesmo dobrar a produção de leite.

À medida que a tecnologia de aplicativos móveis se desenvolve nos Estados Unidos e em todo o mundo, torna-se uma ferramenta promissora para melhorar a forma de administração da fazenda e de manejo das vacas. 

O que procurar em um aplicativo móvel:

- Ele vai melhorar meus procedimentos de negócios?

- Ele vai me economizar tempo?

- Qual tipo de segurança do aplicativo? No caso de você perder ou estragar seu telefone, você comprometeria ou exporia informações críticas? "Certifique-se de que você tem a segurança apropriada e um controle de segurança", aconselhou Don Walborn, da AgWare, uma companhia de software de agricultura.

- Como ou onde eu usarei esse aplicativo? 

- Qual o nível de suporte tecnológico está disponível pelo desenvolvedor do aplicativo?

Existem ainda, aplicativos para aprender outras línguas, como o espanhol, que pode facilitar a comunicação dos proprietários com os funcionários das fazendas nos Estados Unidos (que, muitas vezes, são de origem hispânica). 

A reportagem é do http://www.dairyherd.com, traduzida, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Fonte: Milkpoint
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Comentários

  • Pessoal, 

    O CR Campeiro 7 é um aplicativo para android, nacional, funciona muito bem e é gratuito.

  • Carlos,
    eu adoro trabalhar com isso. Na minha chácara tenho uma irrigação que usa Arduino para controlar válvulas solenóides. Se tiver algum lugar que possua uma descrição do seu projeto poderíamos ajudar mais.
  • Bom galera, nós aqui da SEIVABRASILIS estamos trabalhando no desenvolvimento de uma app / android para controlar irrigação e outra para gestão de pecuária leiteira. Apreciaria muito dicas para aprimorar o produto.

    Carlos Magno / SEIVABRASILIS

  • Oi Sidney e Edo! Eu ainda não vi nenhum aplicativo específico para atividade leiteira. Mas logo logo aparece, com certeza.

  • Vejam que interessante mais essa matéria sobre a utilização do celular na produção leiteira em UK. http://www.telegraph.co.uk/earth/agriculture/farming/9091611/Farmer...

  • Aqui no Brasil, alguem já viu algo semelhante? Algum software seja windows mobile ou android?

  • Mas sabe que gosto de ver a evolução.

    Percebo que podemos conseguir muita coisa com isso.

    Eu mesmo tenho um pomar graças a automação na irrigação.

    E penso que na pecuária muita coisa pode ser modernizada. Tenho a ideia de pesquisar quais as possibilidades de automação de minha atividade que poderiam facilitar meu trabalho.

     

  • Com certeza Sofia. Temos problemas com sinais das operadoras aqui em Juiz de Fora, imagine então em áreas mais isoladas. A melhoria da infraestrutura do nosso país precisa caminhar junto com o avanço da tecnologia, senão, de nada adianta.

  • Olá! Pois é...o Brasil ainda tem muito a crescer muito nessa área. Como o Leonardo disse, a tecnologia ainda é muito cara e pouco acessível aos produtores. O primeiro serviço a ser melhorado deveria ser o sinal das operadores de celular. Sem isso, fica inviável e sem sentido investir nesse tipo de tecnologia.

  • Esse é o tipo de assunto que me fascina. Achei fantástico.

    Como poderiamos fazer isso funcionar no Brasil?

    Acho que precisamos melhorar o nível dos produtores. Teve um filme que vi aqui que mostrava os produtores usando o biogas para gerar energia. Dai vi o filho do casal, rapaz novo, orgulhoso da inovação que os pais estão fazendo. Tenho quase certeza que ele vai se aprimorar e continuar com o negocio dos pais. Ele tem orgulho do que faz. E deixa ele ver um aplicativo para facilitar sua vida... certamente ele vai adotar.

    Quero ver como o mundo estará lá por volta de 2050!

This reply was deleted.