9846985652?profile=original

Volutech é o nome da Startup vencedora do Ideas for Milk 2019, evento realizado pela Embrapa Gado de Leite que culmina com a final do Desafio de Startups. A solução apresentada pela startup vencedora afere o volume e a temperatura de tanques de resfriamento de leite. O equipamento, instalado na tampa de abertura dos tanques, também envia alertas para o produtor, em caso de alterações no resfriamento do leite que possam interferir na qualidade do produto. A solução apresentada por estudantes da Universidade Federal de Viçosa também permite à indústria monitorar a qualidade do produto, permitindo uma melhor rastreabilidade do leite.

A final do Desafio de Startups foi realizada no Cubo, espaço de empreendimentos do Banco Itaú, em São Paulo – SP. Participaram oito competidores (veja box nesta matéria) das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. A Volutech foi concebida na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Segundo Sávio Filho, estudante de medicina veterinária da UFV e um dos idealizadores do equipamento, a solução substitui as réguas usadas por produtores para medir o volume do leite. “Estas réguas estão sujeitas a erros e a Volutech vem para agregar precisão e qualidade ao leite produzido”.

A solução apresentada pela startup vencedora vêm sendo desenvolvida há um ano, desde que a equipe da UFV participou do Vacathon realizado pela Embrapa em 2018. “Ao longo desse ano, nós nos preparamos especificamente para o Desafio de Startups e fomos aprimorando nosso produto”, diz Sávio. Segundo ele, a startup tem "um equipamento bem formado e robusto, pronto para ganhar o mercado".

Das oito concorrentes, cinco soluções estão voltadas para a melhoria da qualidade do leite. A segunda colocada trabalhou nesta linha: a Bionexus, com origem no estado de São Paulo, desenvolveu uma ferramenta que monitora a qualidade do produto da plataforma de recebimento do leite até o processo de pasteurização. A terceira foi a Cria Tech Intergado, plataforma que monitora a cria e recria de bezerras.

Esta foi a quarta edição do Desafio de Startups. De acordo com o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, o Ideas for Milk tem apresentado um crescimento substancial: “Este ano, o evento contou com o apoio e participação de 146 empresas. As propostas apresentadas pelas startups estão cada vez mais maduras e voltadas para a solução de importantes problemas da cadeia produtiva do leite”, comemora.

As startups que participaram da final do Desafio, em ordem alfabética, foram as seguintes:

9846986069?profile=original

Ideas for Milk  Além do Desafio de Startups, o Ideas for Milk compreende a Caravana 4.0, quando pesquisadores e analistas da Embrapa Gado de Leite fazem palestras em instituições de ensino e eventos de inovação, entre outros – A Caravana tem como objetivo fomentar o surgimento de um ecossistema, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e setor produtivo, onde possam surgir novas startups para a cadeia produtiva do leite. Há também um hackathon, (batizado de Vacathon, num trocadilho com a palavra “vaca”), que reúne dezenas de estudantes numa maratona de programação, acampados na sede da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora – MG). Este ano, o Vacathon foi realizao dos dias 28 de outubro a primeiro de novembro.

 

Parceiros – O Ideas for Milk é realizado pela Embrapa em parceria com Agripoint, BovControl, Carrusca Innovation, Kick, Qranio e Texto Comunicação. Tem correalização do Sebrae e conta com o patrocínio das seguintes instituições: Alta Genetics, Bayer Saúde Animal, Belgo Arames, Ceitec, CRMV/MG, Danone, FAEG/Senar-GO, Faemg/Inaes, MSD Saúde Animal, Nestlé, Senar-RN, Silemg, Sistema OCB, Start Química, Tortuga/DSM, Tim, Viva Lácteos e Vivare. Também são parceiros da iniciativa Cisco, IBM e Microsoft.

 

Rubens Neiva (MTb 5445)
Embrapa Gado de Leite

Contatos para a imprensa

Telefone: (32) 3311-7532

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite