Assimetria de conceitos.

Em diversas oportunidades que tenho, especialmente nas palestras e cursos que ministro, enfatizo que muitas informações são transmitidas completamente deturpadas aos consumidores. Sempre uso como exemplo o que, muitas vezes, é ensinado nas escolas. Criando para as novas gerações novos conceitos.

Sem dúvida, muito evoluímos. Quando eu estava no ensino fundamental, não me recordo de ouvir tantos discursos de sustentabilidade, reciclagem, entre outros temas, hoje muito abordados. Isto é algo muito positivo, pois estamos formando cidadãos mais conscientes de suas responsabilidades e suas interações com o mundo.

No entanto, hoje no papel de mãe e, tentando formar um indivíduo mais preparado para encarar os novos desafios, fico transtornada quando leio lições da minha filha (que completou sete anos dia 16.09), em que classificam os alimentos saudáveis e não saudáveis. Estando o leite DESNATADO como saudável e a Carne Vermelha como Não saudável.

Acredito que existem diversas controvérsias sobre o tema. Mas, leite desnatado para minha filha, com um “score corporal” tão baixo, não deve ser considerado saudável. E, para meu grande desgosto, minha filha classificar a carne vermelha como não saudável, ao lado de refrigerantes, balas e “saugadinhos” (sic), deixou-me muito preocupada. Afinal, para o desenvolvimento de uma criança, privá-la de consumo de carne vermelha precisa ser muito bem acompanhado. Caso contrário, poderão decorrer consequências sérias de crescimento e desenvolvimento mental, muitas vezes irreversível.

Temos que nos preparar para enfrentar a difusão de conceitos inadequados, em especial, na alimentação das nossas crianças. Não deveriam permitir este tipo de abordagem nas escolas, somente conceitos que sejam realmente embasados.
A reunião com a professora já está agendada. E, para minha sorte, minha filha continua dizendo que: “Sem picanha não dá, né?”.9846959053?profile=original

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Comentários

  • Compartilho a preocupação, e tenho visto muita ignorância também por parte de pediatras, que mandam dar leite desnatado antes mesmo de reduzir os salgadinhos e bolachas recheadas. Meu filho, no pré, colou uma linda foto de churrasco no campo dos alimentos saudáveis!

This reply was deleted.