9847015267?profile=original

Solução tecnológica desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições, a forrageira BRS Capiaçu foi lançada em 2016. Desde então, desfruta de grande sucesso com mais de 200 mil hectares plantados e presença em todas as regiões do Brasil. Atualmente existem 16 viveiristas credenciados para distribuição de mudas em sete estados, todos no bioma Mata Atlântica (RS, SC, PR, MG, ES, SP e AL). Segundo o pesquisador Paulino Andrade, está sendo solicitada a extensão de uso pra outros biomas (Cerrado e Amazônia). Desde seu lançamento, há cinco anos, a BRS Capiaçu lidera o índice de contatos registrados pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) com pedido de informações sobre manejo, aquisição e dados técnicos quase que diariamente.

 Recentemente, Paulino Andrade recebeu do viveirista credenciado Laudelino J. Carvalho, de Vargem Grande (SP) uma elogiosa mensagem em que cumprimenta toda a equipe que participou do desenvolvimento da planta.  Leia abaixo:

“Olá, caro amigo Dr. Paulino, parabéns mesmo aos cinco anos de lançamento da BRS CAPIAÇU, mas, principalmente, parabéns a todos os pesquisadores que se dedicaram, e continuam a se dedicar, a tanto tempo em seu desenvolvimento. A Pecuária do Brasil, do Mundo Tropical e sub-tropical, são já no presente e o serão por muitas décadas, os grandes beneficiários pela conquista dessa cultivar forrageira tão importante, fruto de planejamento, dedicação, investimento, e trabalho de muitos cérebros, reunidos pela EMBRAPA, e colocados de forma harmoniosa, a interagirem na construção e conquista de um organismo novo, a partir da concepção mental do objetivo delineado. Sou, na qualidade de Viveirista Credenciado EMBRAPA para a produção e comercialização de mudas de BRS CAPIAÇU, e também BRS KURUMI, um privilegiado devedor, cuja dívida só conseguirei reduzir, sem jamais a extinguir, por meio de uma dedicação intensa e exclusiva, buscando honrar, dando o melhor de mim, para que, cada uma das pessoas que nos buscam, procurando por material propagativo dessas cultivares, recebam o melhor material genético tenham o melhor atendimento técnico possível, como se estivessem recebendo diretamente das mãos dos senhores, a genética original, fruto abençoado, cujo aniversário de nascimento para os usuários, completa neste dia sua primeira infância. Parabéns, BRS CAPIAÇU. Parabéns Drs. Antonio Vander Pereira, Alexander Machado Auad, Alexandre Magno Brighenti dos Santos, Andrea Mittelmann, Carlos Augusto de Miranda Gomide, Carlos Eugênio Martins, Domingos Sávio Campos Paciullo, Francisco José da Silva Lédo, Jackson Silva e Oliveira, José Luiz Beline Leite, Juarez Campolina Machado, Leovegildo Lopes de Matos, Mirton José Frota Morenz, Paulino José Nelo Andrade, Sérgio Elmar Bender, Wadson Sebastião Duarte da Rocha, e todos os demais colaboradores da EMBRAPA GADO DE LEITE, que tocam afinados, como uma grande orquestra. Com alegria e gratidão mais uma vez digo: Parabéns BRS CAPIAÇU. Seu futuro será cada vez mais brilhante”. Abraços a todos.

 A cultivar BRS Capiaçu é um clone de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum) de alto rendimento para suplementação volumosa na forma de silagem ou picado verde. Devido ao seu elevado potencial de produção (50t/ha/ano), também pode ser utilizada para a produção de biomassa energética. Tem porte alto (até 4,20 metros de altura), se destacando pela produtividade e pelo valor nutritivo da forragem quando comparada com outras cultivares de capim-elefante. A BRS Capiaçu apresenta maior produção de matéria seca a um menor custo em relação ao milho e a cana-de-açúcar. A silagem deste capim constitui uma alternativa mais barata para suplementação do pasto no período da seca. A cultivar possui boa tolerância ao estresse hídrico, mas é susceptível às cigarrinhas das pastagens. Entretanto, quando a capineira é bem manejada, apresenta boa tolerância ao ataque da praga.

Marcos La Falce

Embrapa Gado de Leite

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite