Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Conjuntura atual mantêm cenário favorável ao produtor

O cenário de boa lucratividade para os produtores de leite tem-se confirmando e tende a permanecer nos próximos meses. Este quadro favorável à atividade se sustenta em três fundamentos principais: relação de troca na atividade vem melhorando desde dezembro de 2016; a oferta de leite nos principais produtores mundiais ainda não apresenta sinais de recuperação; recente desvalorização do câmbio que manterá menos atrativa a importação do produto.

Nesse contexto, os dados da pesquisa trimestral do IBGE sinalizaram que, após oito trimestres seguidos de queda, a produção nacional apresentou pequena recuperação no primeiro trimestre de 2017. Por outro lado, a indústria continua com dificuldades para repassar preços para os consumidores e, portanto, com margens restritas.

Por fim, no último leilão da GDT, o fenômeno da valorização da manteiga no mercado mundial mostrou-se ainda mais evidente, com nova valorização do produto.

Confira essa análise completa com mais detalhes na NOTA DE CONJUNTURA da Plataforma de Inteligência Intelactus em sua edição de Junho de 2017. A publicação está disponível no site http://www.cileite.com.br/content/nota-conjuntura


No site também estão disponíveis diversas informações atualizadas sobre a cadeia produtiva do leite como o Boletim "Indicadores: Leite e Derivados", além de publicações como o Índice de Custo de Produção de leite da Embrapa (ICPLeite), de periodicidade mensal, além dos boletins com indicadores agrícolas e macroeconômicos, com atualização bimestral. Caso tenha interesse em receber e-mails informativos com as publicações recentes (newsletter) é só cadastrar no site: http://www.cileite.com.br/user/register 

Exibições: 43

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite para adicionar comentários!

Entrar em Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

© 2017   Criado por Embrapa Gado de Leite.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço