O mercado internacional tem apresentado certa resistência a cotações mais altas para o preço do leite em pó integral. Nesse cenário, as cotações no patamar do último leilão GDT (21 de março) tem deixado as importações competitivas em relação ao preço doméstico.

Considerando a taxa de câmbio atual, o preço do leite em pó no mercado internacional corresponde a um valor 14,8% abaixo do preço médio ao produtor praticado no mercado interno. Dessa forma, o movimento sazonal de alta nos preços ao produtor esperado para os próximos meses tende a fortalecer ainda mais as importações.

Em termos estruturais, a situação de produtores brasileiros menos eficientes pode se complicar ainda mais, acentuando a tendência de redução do número de produtores.

Por fim, no último dia 15 de março, o IBGE divulgou os dados da Pesquisa Trimestral do Leite para 2016 indicando queda na produção nacional inspecionada.

Confira essa análise completa com mais detalhes na NOTA DE CONJUNTURA da Plataforma de Inteligência Intelactus em sua edição de Março de 2017. A publicação está disponível no site http://www.cileite.com.br/content/nota-conjuntura

No site também estão disponíveis diversas informações atualizadas sobre a cadeia produtiva do leite como o Boletim "Indicadores: Leite e Derivados", além de publicações como o Índice de Custo de Produção de leite da Embrapa (ICPLeite), de periodicidade mensal, além dos boletins com indicadores agrícolas e macroeconômicos, com atualização bimestral. 

Caso tenha interesse em receber e-mails informativos com as publicações recentes (newsletter) é só cadastrar no site: http://www.cileite.com.br/user/register

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite