9846968467?profile=original

Palestras, painéis, sessões técnico-científicas, rodada de relacionamento, concursos e oficinas integram a programação do XI Congresso Brasileiro de Agroinformática - SBIAgro2017, que discute o tema “Ciência de Dados na Era da Agricultura Digital”. O evento vai ocorrer de 2 a 6 de outubro de 2017, no Centro de Convenções e na Casa do Lago da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A abertura oficial do congresso terá a presença do presidente da Embrapa, Maurício Lopes, que fará palestra sobre a transformação digital e seus impactos na agricultura. Os desafios do processamento de dados na agricultura de precisão (The challenges of data processing in precision agriculture) é o tema da palestra que será proferida no dia 3 por Bruno Tisseyre, pesquisador do Montpellier SupAgro (Centro Internacional de Ensino Superior em Ciências Agrárias).

O pesquisador do Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (Inesc-TEC) Filipe Neves Santos vai ministrar, no dia 4, a palestra Aplicações da detecção remota, robótica e a inteligência artificial na agricultura. E em 5 de outubro, Fedro Zazueta, professor da Universidade da Flórida apresentará os desafios e as oportunidades da agroinformática no século XXI (Agro informatics in the XXIst Century: Challenges and Opportunities).

O evento contará ainda com três painéis. O primeiro, com o tema Internet das Coisas (IoT), será realizado no dia 4, das 10h30 às 12 horas. O segundo, em 5 de outubro, das 16 às 17h30, será sobre o futuro da agricultura digital. E o terceiro, com o tema Indústria e Academia, ocorrerá no dia 6, das 8h30 às 10 horas. Entre 3 e 6 de outubro também haverá 24 sessões técnicas com apresentações dos trabalhos selecionados.

SBIAgro Conect@ 

Durante o congresso será realizada a primeira edição do SBIAgro Conect@, evento em que empresas, instituições, investidores e desenvolvedores de tecnologias de informação e comunicação (TIC) estarão presentes para criar ou fortalecer redes de relacionamento. O encontro tem como objetivo promover o contato e o relacionamento entre interessados que atuam no tema de ciência de dados e agricultura digital, especificamente nas áreas de agricultura de precisão e proteção de cultivos (plantas) e de criações (animais).

O SBIAgro Conect@ será em 3 de outubro, das 13h30 às 18h30, e contará com palestras de instituições e empresas âncoras previamente convidadas, além de curtas apresentações das dez primeiras empresas inscritas no evento e autoapresentação espontânea das demais empresas presentes. Ainda haverá espaço para conversas de relacionamento com os participantes do congresso e demonstração de iniciativas de programas de inovação. A participação depende de inscrição prévia no congresso.

Concursos e oficinas

O SBIAgro está organizando três concursos. O de aplicativos móveis, que visa estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas focadas em problemas atuais da agricultura, terá apresentações nos dias 3 e 4. A segunda etapa do concurso de iniciação científica – SBIAgro-IC ocorrerá em 3 de outubro, no Centro de Convenções, quando serão avaliadas as apresentações orais dos trabalhos pré-selecionados e relacionados no site. As premiações para os melhores trabalhos do SBIAgro-IC e para a melhor tese de doutorado e dissertação de mestrado inscritas vão ocorrer na cerimônia de encerramento do congresso, em 6 de outubro.

Serão realizadas ainda três oficinas simultâneas, no formato de mini-cursos, no dia 2 de outubro, no Centro de Convenções. O custo é de R$ 140,00 para inscritos até 21 de agosto, que também precisam se inscrever no congresso. As inscrições para todas as atividades podem ser feitas até outubro, mas se forem antecipadas haverá desconto nos valores para todas as categorias. O curso Introdução à implementação de modelos de System Dynamics em R trata de uma das abordagens formais mais aplicadas ao estudo de sistemas em geral e que tem grande aplicação na agropecuária. O objetivo é instrumentalizar os participantes para implementar sistemas de equações diferenciais ordinárias e modelos de sistemas dinâmicos em R. É voltado a estudantes, pesquisadores e professores interessados em aplicação de modelagem matemática com esse modelo.

Já o treinamento Aplicando Analytics no AgroBusiness propõe uma visão de eficiência ao processo de desenvolvimento da tomada de decisão no mundo dos negócios, conferindo à cadeia decisória do negócio o conhecimento multivariado a partir do grande volume de dados desse universo. Com ampla aplicação no setor agropecuário, a técnica pode ser empregada em pesquisas de melhoramento genético até estudos de previsão de safra.

Outra oficina aborda a Plataforma de Monitoramento Ambiental – TerraMA2 http://www.dpi.inpe.br/terrama2, que permite coletar e cruzar em tempo real os dados geo-ambientais com mapas de riscos e vulnerabilidade ambientais para a geração de alertas diversos, inclusive sobre desastres naturais. A ferramenta é baseada em uma arquitetura de serviços, aberta, que provê a infraestrutura tecnológica necessária ao desenvolvimento de sistemas.

Organização 

O XI Congresso Brasileiro de Agroinformática – SBIAgro2017 é promovido pela Associação Brasileira de Agroinformática e pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A organização é da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) e Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O patrocínio é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Bayer, iT-Tech Solutions, SAS Partner Program, Agrosmart, MGov Brasil, Naandanjain e Venturus. São apoiadores: Geocrop, Inesc Brasil, InescTec, Inova Unicamp, Instituto Federal de São Paulo - Campus Campinas, InteliAgro, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Associação de Especialistas Latinoamericanos em Sensoriamento Remoto (Selper), Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Softex - Núcleo Campinas e TIC em Foco.

Fonte: Portal Embrapa

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite