Chat: Qualidade do Leite

O terceiro Chat Temático da RepiLeite realizado no dia 22/08 com os colaboradores da Embrapa Gado de Leite, Guilherme Souza e Letícia Mendonça, abordou o tema "Qualidade do Leite”. O objetivo foi discutir o que se entende sobre o assunto.

O bate papo contou com a participação de vários membros da rede que apontaram os parâmetros utilizados para medir a qualidade do leite; redução de CCS (Contagem de Célula Somática) de um rebanho; controle da mastite, assistência técnica em algumas regiões e programas complementares de estudo. A troca de conhecimento entre eles foi importante para esclarecimentos e saber qual a melhor alternativa para trabalhar na propriedade. 

Disponibilizamos abaixo materiais para aprofundamento que foram citados durante o chat. Agradecemos à participação de todos os membros.


Materiais para aprofundamento:
http://www.cnpgl.embrapa.br/downloads/chat_qualidade_leite.zip

9846957867?profile=original

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Comentários

  • Letícia e Guilherme, uma pena não ter podido participar, mas devido aos afazeres da Fazenda, fica pra próxima.

    Adorei o material, vou repassar aos estagiários e demais pessoas, para discutirmos sobre a qualidade do leite.

    Parabéns.

    Qualquer coisa, nós do NAATT/CO estamos à disposição.

    Abraço

    Fernanda

  •  Certamente Letícia,

    Precisamos fazer uma mobilização nacional para sensibilizar indústrias e cooperativas de laticínios a participarem do Plano e acredito que as redes sociais, como a REPILeite, sejam excelente caminho.

    Abraço,

    Duarte Vilela

  • Caro Dr. Duarte,

    Debater o tema qualidade do leite, sem dúvida, é muito importante! O Plano Nacional de Capacitação em Qualidade do Leite, inclusive, foi debatido no chat, quando falamos um pouco sobre o PAS Leite. Estamos sim no caminho certo, precisamos apenas acelerar o processo! E o PNCQL está aí para isso.

    Obrigada pelo apoio!

    Um abraço,

    Letícia.

  •  

    Cara(o) Letícia e Guilherme,

    Debater sobre qualidade do leite nunca é demais e deve ser um assunto permanente, haja vista que ficamos desde 1952 sem falar em qualidade, reiniciando este tema com o Programa Nacional de Qualidade do Leite na década de 90', culminando com a tão falada IN51/2002 do MAPA.

    Hoje temos novas iniciativas e uma expectativa otimista quanto a qualidade com a IN 62 e o recém criado Plano Nacional de Capacitação em Qualidade do Leite - PNCQL que abriga o importante Programa Alimento Seguro-Leite - o PASLeite, uma parceria do Sistema S -SEBRAE; SENAR; SENAI- Embrapa Gado de Leite e mais recentemente o MAPA.

     Tenho convicção de que estamos no caminho certo, apesar de longo e cheio de desafios que até transcendem o tema qualidade.

     Abraço a todos os leitores deste Chat.

     Duarte Vilela

    Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite 

  • Agradeço a todos pela participação, foi ótimo debater sobre qualidade do leite! Vamos continuar discutindo esse assunto tão amplo aqui na Repileite, através dos fóruns, blogs, videos. E quem sabe outro chat também. Um abraço!

This reply was deleted.