Os preços do leite pagos aos produtores apresentaram nova alta em março de 2017, fechando a R$1,34 por litro na média nacional. Esse aumento foi registrado em todos os Estados analisados. Já em relação a março de 2016, os preços pagos ficaram 17,1% superiores na média.

Outro aspecto favorável para os produtores foi a melhora na relação de troca, pelo terceiro mês consecutivo, com redução na quantidade de leite necessária para aquisição de milho e soja, bem como no índice de custo de produção do leite (ICPLeite Embrapa), que já acumula queda de quase 2% nos primeiros três meses de 2017.

Esses dados estão apresentados no boletim mensal de INDICADORES LEITE E DERIVADOS da Plataforma de Inteligência Intelactus. Na edição de abril de 2017, veja também que a balança comercial de leite e derivados continua deficitária, registrando saldo negativo de 38,5 milhões de dólares no mês, resultando em déficit acumulado nesse ano da ordem de US$125 milhões. Os principais responsáveis por esse resultado continuam sendo o leite em pó e os queijos, que representaram 88,5% das importações desse primeiro trimestre de 2017.

A publicação está disponível no site http://www.cileite.com.br/content/indicadores-leite-e-derivados-1

No site também estão disponíveis diversas informações atualizadas sobre a cadeia produtiva do leite, além de publicações como o Índice de Custo de Produção de leite da Embrapa (ICPLeite) e a Nota de Conjuntura de Mercado do Leite, de periodicidade mensal, além dos boletins com indicadores agrícolas e macroeconômicos, com atualização bimestral. Caso tenha interesse em receber e-mails informativos com as publicações recentes (newsletter) é só se cadastrar: http://www.cileite.com.br/user/register

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite