Após quatro aumentos consecutivos, o preço do leite pago ao produtor apresentou ligeira redução em junho de 2017, fechando a R$1,38 por litro na média nacional. Entretanto essa inversão de tendência ainda não se difundiu em todos os Estados analisados, sendo registrados aumentos em São Paulo, Paraná, Bahia e Santa Catarina, e redução em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás.

Essa situação está relacionada a baixa demanda e consequente queda dos preços dos produtos lácteos no varejo, que registraram reduções em todos os itens analisados, com exceção do creme de leite e manteiga, em junho em relação ao mês anterior. No caso do leite UHT, os preços de junho de 2017 fecharam 6,06% menores que a um ano atrás.

Por outro lado, a relação de troca do leite e o custo de produção continuam melhorando para o produtor pelo sexto mês consecutivo. Em junho, a quantidade de leite necessária para aquisição de 60 kg de ração foi 43% menor que no mesmo mês de 2016, enquanto o custo de produção está 9% inferior.

Esses dados estão apresentados no boletim mensal de INDICADORES LEITE E DERIVADOS da Plataforma de Inteligência Intelactus. Na edição de julho de 2017, veja também que a balança comercial de leite e derivados fechou o primeiro semestre de 2017 com déficit de 268,637 milhões de dólares, devido ao aumento de 24,4% nas importações contra apenas 4,5% nas exportações nesse período.

A publicação está disponível no site http://www.cileite.com.br/content/indicadores-leite-e-derivados-1


No site também estão disponíveis diversas informações atualizadas sobre a cadeia produtiva do leite, além de publicações como o Índice de Custo de Produção de leite da Embrapa (ICPLeite) e a Nota de Conjuntura de Mercado do Leite, de periodicidade mensal, além dos boletins com indicadores agrícolas e macroeconômicos, com atualização bimestral.

Caso tenha interesse em receber e-mails informativos com as publicações recentes (newsletter) é só se cadastrar: http://www.cileite.com.br/user/register

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite