Após cinco meses de quedas sucessivas, o preço do leite UHT no mercado atacadista começou a se recuperar nas primeiras três semanas de outubro. Este movimento pode refletir também nos preços pagos aos produtores, embora ainda seja precipitado qualquer afirmativa neste sentido.

A ligeira queda nos estoques da indústria, seguido de um possível arrefecimento da oferta primária decorrente do impacto negativo da queda dos preços ao produtor e do final da safra na Região Sul indicam que o mercado está virando.

Entretanto, as margens dos produtores podem ficar mais apertadas visto que os preços do milho e do farelo de soja voltaram a se valorizar nos últimos dois meses.

No âmbito da balança comercial brasileira, o volume importado de lácteos continua em queda como reflexo da maior competitividade do nosso preço frente ao produto importado.

Confira essa análise completa com mais detalhes na NOTA DE CONJUNTURA da Plataforma de Inteligência Intelactus em sua edição de outubro de 2017. Essa edição também apresenta os principais resultados da Pesquisa Pecuária Municipal, divulgada pelo IBGE no início do mês, que demostram um importante movimento de modernização da pecuária de leite no Brasil.  A publicação está disponível no site http://www.cileite.com.br/content/nota-conjuntura


No site também estão disponíveis diversas informações atualizadas sobre a cadeia produtiva do leite como o Boletim "Indicadores: Leite e Derivados", além de publicações como o Índice de Custo de Produção de leite da Embrapa (ICPLeite), de periodicidade mensal, além dos boletins com indicadores agrícolas e macroeconômicos, com atualização bimestral. Caso tenha interesse em receber e-mails informativos com as publicações recentes (newsletter) é só cadastrar no site: http://www.cileite.com.br/user/register 
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite