Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Centro de Inteligência do Leite
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar
 

Página de Centro de Inteligência do Leite

Últimas atividades na Rede

Posts no blog por Centro de Inteligência do Leite

Censo Agropecuário: um retrato do leite nos Estados brasileiros

* Artigo publicado originalmente na Revista Balde Branco de fevereiro de 2020Dando sequência à série especial sobre os resultados do último Censo Agropecuário do IBGE, nessa edição iremos analisar os dados estaduais relativos à atividade leiteira no Brasil. Para isso apresentamos quatro indicadores para os 10 principais Estados brasileiros: estabelecimentos agropecuários com produção de leite (Tabela 1); rebanho de vacas ordenhadas (Tabela 2); quantidade produzida de leite (Tabela 3) e…Veja mais
17 Mar
Posts no blog por Centro de Inteligência do Leite
28 Fev
Posts no blog por Centro de Inteligência do Leite

1º Tri/2019 – Melhor para os produtores, complicado para a indústria

A margem de rentabilidade dos produtores de leite brasileiros nesses três primeiros meses de 2019 foi melhor que no mesmo período de 2018. Na média nacional, o preço nominal bruto recebido pelos produtores foi 32,3% mais elevado do que em igual período do ano passado. Enquanto isso, o custo de produção, estimado pelo ICPLeite/Embrapa, aumentou 9,3%. Portanto, uma situação favorável aos produtores.O primeiro trimestre de 2019 também foi de margens mais atraentes os varejistas, mas de aperto para…Veja mais
17 Abr, 2019
Posts no blog por Centro de Inteligência do Leite
12 Abr, 2019

Informações do Perfil

Qual o seu perfil
Outros
Cidade, Estado
Juiz de Fora, MG
Concordo com as regras desta Rede Social
Sim

Blog de Centro de Inteligência do Leite

Censo Agropecuário: um retrato do leite nos Estados brasileiros

* Artigo publicado originalmente na Revista Balde Branco de fevereiro de 2020

Dando sequência à série especial sobre os resultados do último Censo Agropecuário do IBGE, nessa edição iremos analisar os dados estaduais relativos à atividade leiteira no Brasil. Para isso apresentamos quatro indicadores para os 10 principais Estados brasileiros: estabelecimentos agropecuários com…

Continuar

Postado em 17 março 2020 às 10:30

Pecuária de leite espera crescer cerca de 2% em 2020

Após fechar 2018 praticamente estagnada (crescimento de 0,5%), a pecuária de leite não tem muitos motivos para se lamentar em 2019. Mesmo não sendo um ano de grande expansão do setor (o crescimento deve fechar entre 2% e 2,5%), o preço do leite pago ao produtor terminou o ano em torno de R$1,36, o que equivale a 0,33 centavos de dólar, com o câmbio a R$ 4,06 por dólar. Segundo o analista da …

Continuar

Postado em 28 fevereiro 2020 às 10:30

Censo Agropecuário: um retrato do leite no Brasil

*Artigo publicado originalmente na Revista Balde Branco na edição de jan/2020

O IBGE divulgou recentemente os resultados definitivos do último Censo Agropecuário referentes ao ano de 2017. A partir dessa edição iremos apresentar algumas análises dos principais resultados desse levantamento de modo a construir um retrato atual do leite no Brasil, além de demonstrar sua evolução em relação ao estudo…

Continuar

Postado em 28 fevereiro 2020 às 10:30

2019: um começo de ano difícil para os laticínios

A renda per capita está estagnada inibindo o consumo geral das famílias e, em particular, o de lácteos. Vendas menores no varejo pressionam os preços para baixo inibindo as margens e a expansão de toda a cadeia produtiva.

Os preços ao produtor tiveram uma trajetória ascendente iniciada em fevereiro, mas já em abril, as cotações ao produtor ficaram praticamente estagnadas. No caso da indústria, a situação é bem mais complicada. Os laticínios não conseguem reajustar os preços, sobretudo…

Continuar

Postado em 24 maio 2019 às 12:06

Caixa de Recados (1 comentário)

Você precisa ser um membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite para adicionar comentários!

Entrar em Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Às 15:52 em 1 fevereiro 2019, ALESSANDRA POLASTRINI disse...
Olá,
Sim, respondeu ao meu questionamento. Estou aplicando a approach Global Valor Chain de Gereffi, porém usando apenas a dimensão upgrading. O estudo está sendo conduzido no município de Palmas-TO. A produção do município ainda é bem pequena, bem como a de todo o estado ainda. Temos um cooperativismo muito fraco, pequenos produtores trabalhando principalmente na informalidade. Em contrapartida, temos uma forte demanda na capital que é abastecida por lácteos de outros estados ou pelo menos municípios do inteiro do estado. Estou buscando estratégias para que os produtores consigam subir degraus na cadeia e alcançar melhor remuneração na atividade e um crescimento da cadeia local.
Mas muito obrigada, sua palestra me elucidou em diversos aspectos.
Abraço
 
 
 

© 2020   Criado por Embrapa Gado de Leite.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço