A extensão rural vem se adaptando aos novos instrumentos de comunicação, como aliás tudo a nossa volta: os bancos, as escolas, os livros, os contatos com amigos e parentes... A informática está trazendo um mundo novo em todas as áreas. Gostaria de saber como vocês estão enxergando esta mudança: para os extensionistas e para os produtores.

1- Para os extensionistas - a web está ajudando no dia-a-dia do(a) extensionista? Ele(a) utiliza para fazer pesquisas técnicas? Quais sites faz suas buscas?

 

2- Para os produtores - a web já está sendo útil hoje para buscar soluções para os problemas do dia-a-dia nas propriedades? Filhos e parentes (com acesso à internet) estão intermediando este processo?

Vejam na Tabela abaixo que o número de domicílios com acesso à Internet no país está crescendo ano a ano. Em 2009 já havia praticamente 1/3 de domicílios não apenas com computador, mas com computador com internet. Vemos também pela tabela as desigualdades em termos regionais.

 

Tabela 1220 - Domicílios particulares permanentes com acesso à Internet
Variável = Percentual de domicílios particulares permanentes com acesso à internet (Percentual)
Brasil e Grande Região Ano
2005 2006 2007 2008 2009
Brasil 13,7 16,7 20,0 23,8 27,4
Norte 4,4 6,0 8,3 10,6 13,2
Nordeste 5,4 6,9 8,8 11,6 14,4
Sudeste 18,9 23,0 27,3 31,5 35,4
Sul 16,9 20,7 24,0 28,6 32,8
Centro-Oeste 12,1 14,6 18,5 23,5 28,2

Fonte: IBGE. Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp?c=1220&z=p&o=9&i=P>. Acesso em 29/6/11.

Embora as pesquisas mostrem que o agrupamento funcional agrícola está entre aqueles que menos acessam a internet*, a minha suspeita é de que hoje já há muitos produtores obtendo informações técnicas pela internet, em muitos casos com auxílio de parentes e de filhos - muitos que fazem acesso semanal ou diário em lan houses.

*Vejam esta referência de grupos funcionais com acesso a internet em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=846

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas



  • William Fernandes Bernardo disse:

    Rogério de Oliveira Carlos, a sucessão na propriedade agropecuária é um tema muito importante. É um assunto para ser discutido nas empresas de pesquisa, de extensão, nas universidades. Acho que uma pergunta a ser feita é: o que fazer para atrair os jovens para trabalharem na propriedade dos pais? A solução, muitas vezes, está dentro da família, como os pais dão espaço aos filhos para elaborarem e conduzirem seus projetos na propriedade. Ora, se os pais não dão espaço de trabalho e perspectivas aos filhos (rapaz ou moça), eles buscarão construir seus projetos fora da propriedade. Visitei várias propriedades e conversei com muitos produtores e seus filhos sobre sucessão nos municípios mineiros de Ubá e de Guiricema. Encontrei, por exemplo, um rapaz que estava feliz da vida trabalhando na propriedade dos pais porque ele tinha seu projeto sendo realizado. Tinha seu próprio rebanho e ganhava mais que seus amigos que haviam se mudado para trabalhar na cidade. O pai tinha deixado um espaço na propriedade para o filho trabalhar: área e alguns animais.

  • Rogério de Oliveira Carlos, a sucessão na propriedade agropecuária é um tema muito importante. É um assunto para ser discutido nas empresas de pesquisa, de extensão, nas universidades. Acho que uma pergunta a ser feita é: o que fazer para atrair os jovens para trabalharem na propriedade dos pais? A solução, muitas vezes, está dentro da família, como os pais dão espaço aos filhos para elaborarem e conduzirem seus projetos na propriedade. Ora, se os pais não dão espaço de trabalho e perspectivas aos filhos (rapaz ou moça), eles buscarão construir seus projetos fora da propriedade. Visitei várias propriedades e conversei com muitos produtores e seus filhos sobre sucessão nos municípios mineiros de Ubá e de Guiricema. Encontrei, por exemplo, um rapaz que estava feliz da vida trabalhando na propriedade dos pais porque ele tinha seu projeto sendo realizado. Tinha seu próprio rebanho e ganhava mais que seus amigos que haviam se mudado para trabalhar na cidade. O pai tinha deixado um espaço na propriedade para o filho trabalhar: área e alguns animais.

  • tudo oque disseram é positivo , salutar e imprescindível para hoje produtor brasileiro sele ele pequeno médio ou grande em todas as escalas, mas oque me preocupa é a sucessão familiar nesta relação de tecnologia , pois hoje os nossos jovens rural, pelo menos no Rio de Janeiro, estão deixando o interesse de produção da área rural por sensação de rede social e ainda quebrando ciclo de atividade que vai depender dele para a sucessão, pois na maioria deles não usam a internet para pesquisa agronômica ou pecuária infelizmente. Então finalizo dizendo , falta aliar tecnologia de informação com educação direcionada do seu uso. 

  • Júlio César, concordo com você. A internet é um instrumento de trabalho para o produtor e morador rural. Evita deslocamentos para a cidade para fazer orçamento, compra, negócios, etc. A educação à distância (via internet) é um instrumento excelente de formação profissional para quem mora em áreas rurais, em qualquer parte do país. Esse futuro está próximo. Uma barreira que há nesse contexto é a escolarização do usuário. A comunicação precisa estar adaptada a esse grupo. Como a escolarização no país está aumentando, o futuro aponta caminhos importantes de comunicação utilizando os recursos da internet.

  • O que se precisa é intensificar o processo de acesso a Banda Larga, principalmente na zona rural. Pois os nossos produtores, sejam eles A.Familiares, Assentados da Reforma agrária, pequenos, médios e grandes produtores precisam agilizar suas atividades e é um transtorno sair da sua propriedade para a cidade realizar os serviços que hoje podem ser realizados pela internet.

    Temos hoje uma grande ferramenta de formação de profissionais que é a Educação à Distância - EAD.

  • Bom dia Willian! Aguardamos o material do evento do dia 25 passado. Mandei muitas fotos para o Marne. Abrç

  • INTERESSANTE!! No último dia 25 tivemos um encontro de produtores de leite, com dia de campo, coordenado pela Embrapa (CNPGL-JF). Foi numa propriedade de agricultura familiar em Miradouro-MG, região conhecida como Cachoeira Lisa ou Fazenda Cambraias. Lá já existe internet aberta para os produtores (como também em outras 4 regiões do município). A abertura do evento foi com uma fala do Dr. Argileu Martins da Silva - Diretor do MDA e da Secretaria da Agricultura Familiar em vídeo conferência. Falou aos produtores, autoridades e tecnicos presentes diretamente de seu gabinete em Brasília-DF. O uso da tecnologia encantou a todos que sentiram o que é inclusão digital. Ao contrário do que pensávamos, a qualidade (audio e vídeo) foi excelente. No dia anterior, quando fazíamos os testes, conversamos diretamente com ele também. Já estamos pensando qual o assunto para o próximo encontro e forma de explorarmos mais a tecnologia. O município tem internet aberta para toda zona urbana e em 5 regiões da zona rural. Os produtores próximos das torres recebem o sinal diretamente (Wi-Fi). Os mais distantes colocam uma antena que custa R$300,00 e também recebem o sinal.

    O leite é pago com referencia no CEPEA. Eles conferem todo dia 1º o valor que receberão dia 20 no site do CEPEA. A compra de semem, embora ainda feita por eles na Cooperativa, os touros e provas são visualizados na Net. Os celulares que tem tecnologia de internet acessam dentro dos currais, no meio do pasto... E assim por diante.

    Tem duas Escolas de Tempo Integrau Integrada a Comunidade - RURAL. Nessas tem sinal de internet aberta e sala de aula (1 em cada) com netBooks em cada carteira e tela digital como quadro. Os alunos tem o núcleo comum (materias da grade normal) e o núcleo diversificado (xadres, música, esporte, net, etc). Cinco refeições por dia. veja www.miradouro.mg.gov.br - Escola do Pensamento

    SURPRESA!!! Como a internet está em quase todo lugar, é utilizado o sistema VOIP (telefonia via internet). Além disso está sendo colocado (já 8) em cada distrito rural e nas propriedades pilotos do Projeto Ouro Branco (www.miradouro.mg.gov.br) o telefone Voip comunitário, onde a comunidade pode ligar para quantos números quizer e falar por 3 minutos com cada número (sem poder repetir). A propósito, as ligações para Brasília para ajustar a tec da videoconferência foram feitas de um desses.

    INTERESSANTE!! Como pode ser conferido, o município de Miradouro-MG e pequeno, com receita restrita, 50% dos habitantes na zona rural, economia baseada em Leite e Café, NÃO tem médias ou grandes indústrias (só pequenas). Assim, supõe-se que muitos outros poderão fazer da mesma forma ou melhor. Não deixem de ver o site sbre o projeto.

    abç

This reply was deleted.