Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Olá pessoal

Estou estudando uma forma de irrigação para a fazenda aqui.

SE você já instalou irrigação no seu pasto ou quer fazê-lo, vem conversar aqui!

Exibições: 346

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite

Estou fazendo pesquisas para implantar um sistema de irrigação de pastagem e plantações para aproveitamento do esterco produzido no curral e não destina-lo para poluição ambiental. dificuldade de identificar uma bomba de dejetos sólidos, tipo e  marcas. 

Att

Boa questão o retorno da bosta pro pasto como adubo. O que usamos aqui é uma Calcalhadeira sem a tampa de cima. O sistema de dispersão dela funciona bem pra bosta mesmo que ela tenha descansado há tempos no tempo, rs. Entendeu? Fica a dica. Este é o sistema mais econômico de investimento inicial pelo o que eu saiba.

Um segundo sistema é produzir o xurume  desta bosta e espalhá-lo com um implemento que não sei o nome ainda que aspersa o líquido. É tipo um caminhão pipa que vai no trator. Aqui vai um trabalho pra produzir este xurume que poderia ser por minhocas e produção de humus - este, sólido, que também poderá ser disperso pela calcalhadeira. Aqui o investimento inicial seria o local para gerar o humus.

Um terceiro sistema seria o biodígestor que já gera o xurume e o adubo sólido também, produto semelhante ao do humus. Aqui contudo o investimento inicial é bem maior. 

Fiquei curioso sobre o que você tem descoberto sobre isto e sobre irrigação. Você tem conhecido empresas de alguma destes dois objetivos? O que me diz?

Quanto ao sis

Oi,

Estou ainda no planejamento e definindo o investimento e capacidade/crescimento.

o conceito adota nesse planejamento é pastejo rotaciona+irrigaçao+uso dos dejetos + crescimento organico.

minha pergunta:

1- de publicaçoes da embrapa posso ter de 6-7 vacas por ha., com comida no cocho no inverno.

-->com irrigação, a quanto poderia aumentar a lotação/ha ?

2- qual a producao de esterco no curral para cada 10 vacas?

o conceito de producao de humos achei o mais simples em termos de investimento e qualidade de produto final. Estou certo disso?

tem estudode custo para o biodigestor?

Luiz

Luiz,

ainda acompanho esse estudo por entender que muito pode ser estudado.

A lotação no Mombaça já usei até 10 ha, por hectare.

oi Sidney,

Vc considera que 10 vacas/ha, em capim Mombaça/pastejo rotacional é um bom número como referência, sem irrigação? 

e com irrigação?

Luiz, 

essa referência é com irrigação.

Eu poderia dizer que sem irrigação, chutaria uns 60%, ou seja, 6 unidades animal por hectare.

ok, eu estou coniderando entre 6 e 7 /ha sem a irrigação, baseado em publicacao da Embrapa.

Vou subir para 10 com a irrigacao.

Estes 60% você tem considerado como média chuva e seca?

Na chuva, blz; mas, na seca, suspeito que abaixe mais. 

Contudo, ainda não implementei o rotacionado-irrigado-adubado etc..

Sidney Alves Bastos disse:

Luiz, 

Eu poderia dizer que sem irrigação, chutaria uns 60%, ou seja, 6 unidades animal por hectare.

O Lux Maia,

Estou considerando o microclima da região da Zona da Mata de MG, na região da embrapa de leite que fica no municipio de Coronel Pacheco. Tem um período seco ente maio e agosto.

Estou sguindo a ecomendação de  6vacas /ha durante o ano todo sem irrigacao. 10vacas/ha durante o ano todo com irrigação.

Uma outra pergunta é sobre a área de volumoso para silagem (milho/sorgo etc):

Quanto em ha devo considerar para cultura para silagem, para 10 vacas?

Obrigado,

Luiz

Lux Maia disse:

Estes 60% você tem considerado como média chuva e seca?

Na chuva, blz; mas, na seca, suspeito que abaixe mais. 

Contudo, ainda não implementei o rotacionado-irrigado-adubado etc..

Sidney Alves Bastos disse:

Luiz, 

Responder à discussão

RSS

© 2019   Criado por Embrapa Gado de Leite.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço