Vamos conversar sobre Irrigação de pasto?

Olá pessoal

Estou estudando uma forma de irrigação para a fazenda aqui.

SE você já instalou irrigação no seu pasto ou quer fazê-lo, vem conversar aqui!

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • O Lux Maia,

    Estou considerando o microclima da região da Zona da Mata de MG, na região da embrapa de leite que fica no municipio de Coronel Pacheco. Tem um período seco ente maio e agosto.

    Estou sguindo a ecomendação de  6vacas /ha durante o ano todo sem irrigacao. 10vacas/ha durante o ano todo com irrigação.

    Uma outra pergunta é sobre a área de volumoso para silagem (milho/sorgo etc):

    Quanto em ha devo considerar para cultura para silagem, para 10 vacas?

    Obrigado,

    Luiz



    Lux Maia disse:

    Estes 60% você tem considerado como média chuva e seca?

    Na chuva, blz; mas, na seca, suspeito que abaixe mais. 

    Contudo, ainda não implementei o rotacionado-irrigado-adubado etc..



    Sidney Alves Bastos disse:

    Luiz, 

    essa referência é com irrigação.

    Eu poderia dizer que sem irrigação, chutaria uns 60%, ou seja, 6 unidades animal por hectare.

  • Estes 60% você tem considerado como média chuva e seca?

    Na chuva, blz; mas, na seca, suspeito que abaixe mais. 

    Contudo, ainda não implementei o rotacionado-irrigado-adubado etc..



    Sidney Alves Bastos disse:

    Luiz, 

    essa referência é com irrigação.

    Eu poderia dizer que sem irrigação, chutaria uns 60%, ou seja, 6 unidades animal por hectare.

  • ok, eu estou coniderando entre 6 e 7 /ha sem a irrigação, baseado em publicacao da Embrapa.

    Vou subir para 10 com a irrigacao.

  • Luiz, 

    essa referência é com irrigação.

    Eu poderia dizer que sem irrigação, chutaria uns 60%, ou seja, 6 unidades animal por hectare.

  • oi Sidney,

    Vc considera que 10 vacas/ha, em capim Mombaça/pastejo rotacional é um bom número como referência, sem irrigação? 

    e com irrigação?

  • Luiz,

    ainda acompanho esse estudo por entender que muito pode ser estudado.

    A lotação no Mombaça já usei até 10 ha, por hectare.

  • Oi,

    Estou ainda no planejamento e definindo o investimento e capacidade/crescimento.

    o conceito adota nesse planejamento é pastejo rotaciona+irrigaçao+uso dos dejetos + crescimento organico.

    minha pergunta:

    1- de publicaçoes da embrapa posso ter de 6-7 vacas por ha., com comida no cocho no inverno.

    -->com irrigação, a quanto poderia aumentar a lotação/ha ?

    2- qual a producao de esterco no curral para cada 10 vacas?

    o conceito de producao de humos achei o mais simples em termos de investimento e qualidade de produto final. Estou certo disso?

    tem estudode custo para o biodigestor?

    Luiz

  • Boa questão o retorno da bosta pro pasto como adubo. O que usamos aqui é uma Calcalhadeira sem a tampa de cima. O sistema de dispersão dela funciona bem pra bosta mesmo que ela tenha descansado há tempos no tempo, rs. Entendeu? Fica a dica. Este é o sistema mais econômico de investimento inicial pelo o que eu saiba.

    Um segundo sistema é produzir o xurume  desta bosta e espalhá-lo com um implemento que não sei o nome ainda que aspersa o líquido. É tipo um caminhão pipa que vai no trator. Aqui vai um trabalho pra produzir este xurume que poderia ser por minhocas e produção de humus - este, sólido, que também poderá ser disperso pela calcalhadeira. Aqui o investimento inicial seria o local para gerar o humus.

    Um terceiro sistema seria o biodígestor que já gera o xurume e o adubo sólido também, produto semelhante ao do humus. Aqui contudo o investimento inicial é bem maior. 

    Fiquei curioso sobre o que você tem descoberto sobre isto e sobre irrigação. Você tem conhecido empresas de alguma destes dois objetivos? O que me diz?

    Quanto ao sis

  • Boa noite

    Estou fazendo pesquisas para implantar um sistema de irrigação de pastagem e plantações para aproveitamento do esterco produzido no curral e não destina-lo para poluição ambiental. dificuldade de identificar uma bomba de dejetos sólidos, tipo e  marcas. 

    Att

  • Rapaz, ajudou bastante! VocÊ deu valor investimento, falou da profundidade e outros detalhes que ajudam a pensar aqui.

    Nos diga:

    1. é plano o terreno ou tem também morros?
    2. Depois de 10 anos, precisa trocar os tubos enterrados? Como que é?
    3. Se a pressão dos aspersores estiver baixa, como faz?
    4. O Balde Cheio é o programa da Embrapa, certo? O que ele fez exatamente para ti? Estou em contato com eles a ponto de iniciar uma consultoria, mas gostaria já de adiantar contigo como eles trabalham.

    vlww



    João Paulo Bussons dos Santos disse:

    Olá, na propriedade onde eu estagiava, ela adotava o modelo do balde cheio, onde tem a irrigação, na utilização durante o periodo seco.

    O sistema de irrigação era dividido em 4 setores, conforme os pastos, onde funcionava com um turno de rega de 6 horas e irrigava 45 mm, os canos estavam a uma profundidade em torno de 70 cm, como a ideia é nunca mais passar qualquer tipo de implemento, acredito que com 70 cm de profundidade não teria problema, tendo visto que uma gradagem boa seria em torno de 40 cm, mesmo assim, acredito que não seria uma boa ideia.

    Como a propriedade é situada no acre, o investimento saiu um pouco alto, juntamente com meu prof irrigação elaboramos um levantamento de custo que de cerca de R$ 15.000,00/HA.

    A manutenção baseava-se na medição de pressão dos aspersores, para que não tivesse uma variação maior que 20% e quanto de agua estava realmente irrigando. Dependendo de uma boa manutenção e da agua, o sistema pode durar 10 anos ou mais, acredito. Na propriedade ele estava com 7 anos.

    Espero que tenha ajudado.

This reply was deleted.