Aqui em Campinápolis MT onde trabalho com assistência técnica para a CAMPILEITE, em função de deficiências de mão de obra, de mal menejo de pastagens(super-lotação) temos constatado a ocorrência de muitas plantas invasoras.

Com isso e com uma disponibilidade muito grande ditada pelo mercado que só quer faturar, o pessoal tem usado herbicidas a granel ! todos com combinação de princípios ativos diferentes, especialmente 2-4  D e Picloran......... pois vejam e assim o calopogônio que é nativo, bem como alguma coisa de amendoim forrageiro e stilosantes   tem sido varridos das propriedades e o efeito residual é de 3 a 4 anos, sem leguminosas !

Deus nos ajude a reverter o processo.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Boa tarde, Marco Antonio!

    Compartilho de sua preocupação. Desde 2008, o Brasil é o campeão mundial no uso de pesticidas (incluindo herbicidas, inseticidas, acaricidas, fungicidas e outros...). Talvez a aplicação dos princípios do Manejo Integrado de Pragas (MIP) ao controle de plantas daninhas pudesse dar algum resultado. O MIP combina dois ou mais métodos de controle, em vez de se basear totalmente no controle químico. Acredito que pode ser uma possibilidade para sua região.

This reply was deleted.