tratamento de água em propriedade rural

Temos abordado constantemente o tema do tratamento de água na propriedade rural. Os resultados de diversos trabalhos da Embrapa tem comprovado a necessidade do tratamento adequado, com uso do cloro, para melhoria da qualidade do leite.

Lanço aqui uma pergunta para discutirmos: Você utiliza tratamento de água na sua propriedade? Por que?

Vou incluir para discussão um comunicado técnico da Embrapa Gado de Leite e em seguida um vídeo de como instalar um clorador, clorodifusor, para quem utiliza volumes de água diários maiores que 1000 L (consumo de 1000L/dia), na propriedade.

COT-60-cloracao.pdf

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Boa tarde Bento José Ribeiro Neto. Sempre quando nós técnicos tentamos explicar os benefícios da cloração / tratamento adequado da água enfrentamos de alguns produtores esta resistência.

    Para quebrar esta resistência eu sugiro que voce aborde que se a água é de qualidade o cloro vem para garantir e até melhorar esta qualidade porque o cloro presente na água dá a segurança alimentar para mesma, tanto para utilização das pessoas quanto animais e limpeza de utensílios da sala de ordenha e ordenhadeira. Outra dica é de que a indicação da dosagem seja de +/- 0,5 mg/L ou 0,5 ppm de cloro livre na água. Com esta dosagem de cloro não teremos cheiro forte na água e teremos cloro residual garantindo sua qualidade.

    O clorador que aparece no vídeo pode ser adquirido até pela internet, sugiro que procure por clorador cloro difusor em um site de busca e você encontrará diversas marcas e preços. utilizamos um clorador na fazenda que custou cerca de 290,00 reais.

    Bom trabalho e é muito importante desmistificarmos para os produtores e entre nós técnicos o preconceito sobre a utilização do cloro no tratamento de água na área rural.

  • Marcelo !

    Trabalho a 25 anos na área de produção e qualidade de leite na região do triangulo mineiro e as propriedades rurais tem uma grande resistência a tratar a água da propriedade, pois acreditam que as águas de poço ou mina são isentos de contaminantes. No momento estou tentando implementar o tratamento de água em algumas propriedades e gostaria de saber onde consigo esse  clorador que aparece no vídeo e qual o preço?

  • Prezado Nilton voce pode instalar o clorador com os canos que tem disponível, somente fique atento para questão de pressão de água, porque para haver a dosagem do cloro de forma adequada a água deve passar pelo clorador e retirar o cloro que volta na rede (caixa d'água). Tecnicamente o cloro difusor é um "by-pass".

    Nilton Moneron disse:

    tem como fazer isto em camo de 2 polegadas?

  • tem como fazer isto em camo de 2 polegadas?

This reply was deleted.