Todos os anos a Embrapa Gado de Leite em parceria com as Associações de Raças, parceiros e colaboradores publicam os sumários de touros das raças Gir, Guzerá, Girolando e Holandês, que estão disponíveis na página (seguem os links abaixo). Foram lançados na Expozebu (maio de 2012), os sumários das raças Gir e Guzerá e na Megaleite (julho de 2012), o sumário da raça Girolando. O sumário de touros da raça Holandesa será lançado, em breve, no segundo semestre de 2012. Nesses sumários estão presentes os touros participantes dos Programas de Melhoramento de cada raça, e alguns resultados também são disponibilizados pelas empresas que comercializam sêmen desses touros.

O objetivo desse fórum é discutir as informações presentes nos sumários, aprender a interpretá-las e como utilizá-las corretamente para a escolha de material genético adequado a ser empregado na fazenda.

Link Sumário de Touros da Raça Gir/ 2012: http://www.cnpgl.embrapa.br/nova/informacoes/melhoramento/Gir/gir2012.pdf

Link Sumário de Touros da Raça Guzerá/ 2012:

http://www.cnpgl.embrapa.br/nova/informacoes/melhoramento/Guzera/guzera_2012.pdf

Link Sumário de Touros da Raça Girolando/ 2012:

http://www.girolando.com.br/site/progenie/2012/sumario2012.pdf

Link Sumário de Touros da Raça Holandesa/ 2011:

http://www.cnpgl.embrapa.br/nova/informacoes/melhoramento/holandesa/doc149.pdf

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Boa tarde Glaucyana, gostaria, se possivel, que vc. me respondesse o seguinte: Temos uma vca 7/8 girholando, boa leiteira, no final do ano passado ela perdeu uma teta, mas mesmo assim ela foi inseminada. Quando perdeu esta teta ficou algo um pouco volumoso no ubre, como se fosse um tumor seco, algumas vezes fica vermelho e as vezes fere por fora.Agora que está enchendo o ubre para parir, as tetas estão crescendo e o local afetado também. O que fazer? Existe algum medicamento ou outro tratamento que possa ser feito? Ficarei muito satisfeito se vc. pode me ajudar nisto.

    At. Clemente

  • Bom dia Clemente,

    Fico feliz por sua iniciativa e a do seu irmão. Muitas vezes o melhor que temos a fazer é testar alguns sistemas de cruzamentos na propriedade e acompanhar os resultados, que ajudarão na tomada de decisões futuras.


    Aguardamos os resultados e outras experiências em sua propriedade!

    Um abraço,

    Glaucyana.

  • Obrigado glauciane. Já tenho uma vaca que foi coberto por um simental normando puro, com parto previsto para outubro. Na propriedade de meu irmão já há algumas bezerras de cruzamento semelhantes, nascidas este ano. Neste ano já tenho três vacas que foram cobertas pelo simental puro. Então é so aguardar o resultado no futuro, e torço para que dê certo.

    Mais uma vez muito obrigado.

    At. Clemente

  • Boa tarde Clemente,

    As raças Simental e Normanda são raças europeias de dupla aptidão, ou seja, podem ser utilizadas para a produção de carne ou leite.

    De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Simental (http://simentalsimbrasil.org.br/?p=raca-simental) a raça se destaca pelo maior teor de sólidos no leite (gordura), sendo muito utilizada para a produção de queijos, inclusive em cruzamentos com a raça Holandês (https://www.youtube.com/watch?v=JDgQLIXeRo8). Existem registros da média de produção de leite da raça pura desde 3.500 kg até 6.000 kg na lactação. A raça Simental também tem sido utilizada em cruzamentos com a raça Girolando, Gir e Guzerá (Simbrasil) tanto para a produção de leite quanto de carne.

    A raça Normanda apresenta média de 3.500 a 4.500 kg de leite na lactação e 4% de gordura (http://www.webrural.com.br/asp/normando.htm), sendo reconhecida por sua boa produtividade e teor de sólidos no leite. Quanto aos cruzamentos com raças zebuínas encontrei informações apenas para produção de carne.

    Tendo em vista as informações de sua propriedade, seria recomendável o cruzamento com touro de raça europeia P.O, pensando no aumento de produção de leite. No entanto, como você relatou, devido ao custo elevado do reprodutor Holandês P.O. e a disponibilidade de tourinhos (Holandês P.O. x Simental Normando Leiteiro), acho que seria válida a experiência desse cruzamento em sua propriedade buscando aliar a rusticidade do Zebu à produtividade de raças europeias. Uma sugestão é cruzar esses tourinhos com algumas novilhas (20%)/ vacas na propriedade, tendo cuidado ao planejar os cruzamentos das próximas gerações de acordo com a composição genética que julgar ou perceber ser mais interessante em sua propriedade.

    Ao testar novos sistemas de cruzamento é importante a escrituração dos índices zootécnicos, além do controle e análise da qualidade do leite, permitindo comparar animais de diferentes composições genéticas e identificar aquela que atende às condições e objetivos do seu sistema de produção.

    Depois, por favor, nos conte o que decidiu e compartilhe conosco os resultados e outras experiências em sua propriedade!

    Obrigada,

    Att.

    Glaucyana.



    Clemente Luiz disse:

    Boa noite Glauciana, obrigado pela atenção. O nosso gado é um composto zebu, temos vacas 3/4, 5/8 girolando, mas a maioria é resultado do cruzamento de F1 ou 3/4 com guzerá. Eu comecei a inseminar, mas houveram muitas vacas inseminadas e poucas ficaram prenhes. Então pensei em adquirir im touro holandes po. Mas como aqui na nossa região é muito dificil encontrar, e quando encontra é muito caro. O nosso vizinho tem um gado po holandes, mas ele só vende bezerros recém-nascidos, mas tem uns tourinhos fruto do cruzamento do simental normando leiteiro com gado holandes po. E a minha pergunta é: Será que usando um tourinho desses vou melhorar a qualidade e quantidade de leite da nossa propriedade?
    At. Clemente

  • Que bom termos esse tipo de relato.

    Será uma boa discussão.

    Neste final de semana nasceu minha primeira bezerra fruto de inseminação. Será uma 1/2 sangue holandez com minhas mestiças que considero 0% de holandez. São vacas de 6 litros diários no pasto.

    Fico contente por ter iniciado o processo de melhoria do rebanho. Sobre o início é assim mesmo. Fiz 20 inseminações e só vingou 2 prenhezes. Foi muito baixo. Chamei um tecnico veterinário que acompanhou minha inseminação. subiu para 80%.

    Continuem firmes no aprendizado e na discussão de melhorias.

  • Boa noite Glauciana, obrigado pela atenção. O nosso gado é um composto zebu, temos vacas 3/4, 5/8 girolando, mas a maioria é resultado do cruzamento de F1 ou 3/4 com guzerá. Eu comecei a inseminar, mas houveram muitas vacas inseminadas e poucas ficaram prenhes. Então pensei em adquirir im touro holandes po. Mas como aqui na nossa região é muito dificil encontrar, e quando encontra é muito caro. O nosso vizinho tem um gado po holandes, mas ele só vende bezerros recém-nascidos, mas tem uns tourinhos fruto do cruzamento do simental normando leiteiro com gado holandes po. E a minha pergunta é: Será que usando um tourinho desses vou melhorar a qualidade e quantidade de leite da nossa propriedade?
    At. Clemente

  • Boa tarde Clemente,

    Desculpe a demora. Estava buscando trabalhos a respeito da utilização de touro simental normando leiteiro em cruzamentos, mas encontrei apenas informações básicas sobre essas raças, separadamente.

    De qualquer forma podemos ponderar alguns aspectos.Primeiramente, qual a composição genética dessas vacas mestiças? Ou é simplesmente composto Zebu, sem grau de sangue e padrão determinados?

    Vocês utilizam monta natural ou IA? As raças Simental e Normanda são raças europeias de dupla aptidão, no entanto, pelo que você disse o touro simental normando é de aptidão leiteira. Dessa forma, gostaria de saber onde seu vizinho conseguiu o touro ou o sêmen, pensando no ambiente em que ele foi selecionado e qual o propósito de produção.

    Além disso, o que seu vizinho tem feito com os bezerros machos? Existe algum aproveitamento para corte?

    Estou fazendo essas perguntas com o intuito de conhecer um pouco melhor a propriedade, para respondê-lo da melhor forma sobre a utilização desse touro.


    Aguardo resposta para continuarmos discutindo.

    Um abraço,

    Glaucyana.



    Clemente Luiz disse:

    Boa noite. Gostaria de sobre touro simental normando leiteiro. Tem um fazendeiro vizinho nosso que possui tourinhos cruzados. Resultado do acasalamento entre holandes po e simental normando po leiteiro. Gostaria que vc. me informasse se posso usar este tipo de touro nas minas vacas mestiças, para a obtenção vacas boas leiteiras.
    At. Clemente

  • Boa noite. Gostaria de sobre touro simental normando leiteiro. Tem um fazendeiro vizinho nosso que possui tourinhos cruzados. Resultado do acasalamento entre holandes po e simental normando po leiteiro. Gostaria que vc. me informasse se posso usar este tipo de touro nas minas vacas mestiças, para a obtenção vacas boas leiteiras.
    At. Clemente

  • Clemente,

    você deve explicar com mais detalhes seu objetivo.

    Sidney

    Clemente Luiz disse:

    Boa noite. Gostaria de sobre touro simental normando leiteiro. Tem fazendeiro vizinho nosso que possui tourinhos cruzados. Resultado do acasalamento entre holandes po e simental normando leiteiro. Gostaria de vc. me informar se posso usar este tipo de touro nas minas vacas mestiças.
    At. Clemente

  • Boa noite. Gostaria de sobre touro simental normando leiteiro. Tem fazendeiro vizinho nosso que possui tourinhos cruzados. Resultado do acasalamento entre holandes po e simental normando leiteiro. Gostaria de vc. me informar se posso usar este tipo de touro nas minas vacas mestiças.
    At. Clemente

This reply was deleted.