Olá amigos,

O que vemos é a difusão do sistema ILPF por todo o território nacional para efeito de sustentabilidade e minimizar os impactos da pecuária.

Minha pergunta é: O eucalipto predominante nesse sistema é bem vindo em regiões quentes com deficit hídrico e secas prolongadas (sertão nordestino)? Se não. Que tipo de vegetação arbórea devo utilizar nessas condições de ambiente?

Fico no aguardo,

Obrigado!!!

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Prezado Sr. Marcos,

    Bom dia, aqui em Sergipe estamos obtendo bons resultados com a Gliricidia plantada em renques ou fileiras adensadas. Esta planta possibilita tanto o uso como cerca viva, quanto pode ser utilizada na alimentação animal e ainda beneficia na incorporação de N ao solo. Além disso a gliricidia pode fornecer lenha para a sua propriedade. O eucalipto não se adapta bem às nossas condições de semiárido. Atualmente a EMBRAPA - Tabuleiros Costeiros vem realizando diversos trabalhos de pesquisa e transferência de tecnologia em iLPF aqui no nosso estado. Caso necessite de maiores informações, pode entrar em contato com o pesquisador José Henrique Rangel (jose.rangel@embrapa.br).

  • Alguns dos trabalhos que conheço, sei que utilizam espécies tais como o Sabiá (produção de madeira para energia e fins forrageiros)  x  Massai – Culturas agrícolas (milheto, sorgo, girassol e feijão caupi). A espécie Gliricidia, para fins forrageiros, em consórcio com milheto ou sorgo ou braquiária, também são alternativas.

    Um outro tipo de sistema vem do raleamento, em faixas, da vegetação nativa, com enriquecimento de capim massai.

    Existem ainda, experiências com a integração de milho/bovinos e Acacia auriculiformis.

  • Oi Marcos!

    Depois que você consultar estes pesquisadores, pode publicar aqui a resposta? Também tenho esta mesma dúvida, e estou no sertão nordestino também.

    Marcos Antonio de Araújo Filho disse:

    Isso mesmo colega, muito obrigado !!!

  • Isso mesmo colega, muito obrigado !!!

  • Prezado Marcos Antônio,

    Boa pergunta.

    A escolha do componente florestal deve se basear em princípios tais como: adaptação da espécie à região, velocidade de crescimento, objetivo do plantiio (produção de madeira, alimentação animal, etc.), presença de assistência técnica e nível de informação técnica sobre a espécie (por estes motivos o eucalipto tem sido o mais difundido).

    Bom, para a sua região, sugiro procurar pesquisadora Ana Clara Rodrigues Cavalcanti, da Embrapa Caprinos e Ovinos, que trabalha com sistemas de iLPF para este tipo de região (vc pode encontrá-la através do Repileite, onde ela tem uym perfil, ou diretamente entrando em contato com a Uniade dela). Também nesta mesma Unidade, tem o pesquisador Rafael Tonucci.

    Outra pessoa que indico é o Pesquisador José Henrique Rangel, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, que também tem experiência neste sentido.

This reply was deleted.