Nos últimos anos, a pecuária nacional vem lidando com novos desafios, além do histórico aumento dos custos de produção, como: a crescente percepção dos consumidores quanto à segurança alimentar, o bem-estar animal e os impactos ambientais da agropecuária. Neste cenário de desafios e de margens de lucro cada vez mais reduzidas, os produtores e técnicos precisam buscar estratégias para o aumento da eficiência dos sistemas de produção, transformando as ameaças em oportunidades. A pecuária terá que se adequar para cumprir a missão de produzir mais alimento, de forma sustentável e rentável.

O grande desafio, portanto, será aumentar a produtividade do rebanho bovino, minimizando os custos de produção e os prejuízos ao meio ambiente. Uma alternativa para vencer esse desafio é a identificação de animais mais eficientes no aproveitamento do alimento consumido. Como os gastos com alimentação representam o principal custo da atividade pecuária, diferenças entre os animais na conversão da dieta consumida em leite e carne são de grande relevância. Animais que utilizam os alimentos de forma mais eficiente necessitam consumir menos para atingir o mesmo nível de produção, e desta forma, produzem mais alimento por unidade de área. Além disso, o aumento da eficiência alimentar proporciona menor desperdício e excreção de nutrientes, com implicações ambientais positivas.

A seleção de animais mais eficientes está se tornando uma realidade em gado de corte. Vocês acreditam que a avaliação da característica eficiência alimentar deve ser inserida nos programas de melhoramento de raças leiteiras?

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • não tenha dúvida que é um grande avanço. você abordou um tema muito importante, que é o aspecto econômico. e para cada vez mais ganharmos competitividade temos que buscar os ganhos em todos os pontos possíveis. 

  • sim, com isso a relação da produtividade com fator unidade animal e produção de leite ou carne sera bem mais rentável ao produtor. 

  • Claro que acredito, quanto mais eficiência melhor, se for em multipliplos fatores melhor ainda.

    Eficiencia alimentar já é uma grande preocupação dos produtores profissionais, mas não sei como funciona isso geneticamente, qual a herdabilidade e etc...

This reply was deleted.