A Embrapa Gado de Leite coordena projetos de desenvolvimento rural participativo em 16 comunidades em dez municípios (Lima Duarte, Bias Fortes, Santana do Garambéu, Santa Rita de Ibitipoca, Pedro Teixeira, Ibertioga, Carvalhos, Bocaina de Minas, Alagoa) que têm a produção de leite em pequenas propriedades como principal atividade geradora de emprego e renda. Dos municípios selecionados, seis estão no entorno do Parque Estadual de Ibitipoca e os outros três estão no Núcleo Mantiqueira II do Corredor Ecológico da Mantiqueira.

Uma das atividades do projeto é a implantação da Unidade Demonstrativa de Saneamento Rural (UDSR). Serão instaladas 26 fossas sépticas e cloradores em propriedades indicadas pelos jovens participantes do projeto Agentes Locais de Desenvolvimento Comunitário (ALDC), com apoio das escolas estaduais e da Emater-MG de cada município.

Para discussão nestes fórum indico o que já foi veiculado na mídia para que todos possamos entender e discutir melhor:

Cartilha Fossa Séptica Biodigestora - saúde e renda no campo: http://bit.ly/17uMSH9
Matéria divulgada no Globo Rural sobre o projeto: http://glo.bo/18xTWju
Vídeo disponível na RepiLeite sobre o tema: https://repileite.ning.com/video/fossa-septica-modelo-embrapa

Pergunto: Como as tecnologias de saneamento podem ser adequadas para o meio rural?

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Boa tarde Malu, fico satisfeito com seu interesse, neste caso que discutimos é sobre saneamento rural, especificamente o esgoto produzido pelas moradias, que é quase sempre negligenciado, e temos soluções tecnológicas para isto, mas ainda sem uma política pública para isto...

    O tanque que você refere é uma alternativa mas que depende de algum manejo, que seja tem que ser coberto quando ocorre chuva, para não voltar a acumular água e depois que o material depositado ficar seco deve ser destinado para adubação do solo, evitando cultivos de horta e plantios de alimentos que serão consumidos crus...não tenho nenhuma experiência com a operação destes tanques...

    A questão da chorumeira o dimensionamento é essencial para o funcionamento adequado, não temos uma medida ou um modelo para ser seguido, o mais atual é preparar um corte no terreno e cobrir com lona especial com espessura maior do que a de silagem por exemplo, e este esterco depositado não deve ficar muito tempo, no meu entendimento no máximo por 10 a 15 dias e deve ser destinado para área de recuperação de pastagem ou em piquetes onde os animais demorem mais de 20 dias para voltar, não se deve aplicar sempre no mesmo local, por isto é essencial um tanque de transporte e distribuição tipo "Bauer", se você for aplicar por declividade ou queda livre acabará aplicando sempre no mesmo local, ainda fique atenta para evitar áreas de alagamento na época das chuvas ou áreas próximas de cursos d'água.

  • Marcelo,

    Esse assunto é mais um de grande importância, mas que algumas vezes não priorizado. Gostaria de peguntar também sobre o sistema de Tanque de Evapotranspiração como outra alternativa. Tem alguma experiência? E aproveitando gostaria de saber sobre churumeira para pequenas propriedades, ou seja, o que gostaria de saber é modos/manejo de utilizar o esterco/churume a baixo custo. Para quem não tem trator e necessita melhor aproveitar. Estou lendo e dando os primeiros passos para utilização do Microrganismos Eficientes. Tem alguma experiência nesse assunto?

This reply was deleted.