Puberdade em novilhas leiteiras no Brasil

Olá. Gostaria de saber se algum criador ou técnico faz controle da idade à puberdade (ou da primeira inseminação)  das novilhas leiteiras. Se sim, seria possivel compartilhar aqui esses dados?

Apesar do tema "idade à puberdade" ser bastante explorado em sistemas de criação intensiva em outros países, aqui no Brasil ainda não existem muitos levantamentos recentes e consistentes desses dados, e a associação dos mesmos ao tipo de grau de sangue explorado.

Recomenda-se que a idade à primeira inseminação de novilhas Holandesas aconteça aos 15 meses, ao passo que a idade à primeira inseminação de novilhas mestiças (Holandês x Gir) pode ser idealmente planejada para acontecer entre 20 e 24 meses de idade (veja referência abaixo).

Sendo assim, levanto outra questão: este objetivo está sendo alcançado nas propriedades brasileiras? Se sim, quais as estratégias utilizadas para se alcançar tal objetivo?

Referência:

http://www.cnpgl.embrapa.br/totem/conteudo/Alimentacao_e_manejo_animal/Outras_publicacoes/Criacao_de_bezerras_e_novilhas_em_sistemas_de_producao_de_leite.pdf

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Prezados Antônio e Glauco,

    Muito obrigada pela resposta de vocês. Achei bastante pertinente suas colocações.

    A verdade é que a nutrição influencia bastante a idade a puberdade, mas para que ela seja reduzida para idades de 12 a 15 meses é necessária também uma boa genética. 

     

    Os animais de origem taurina (como o Jersey e o Holandês) são mais precoces em relação aos zebuínos (como o Gir e o Guzerá), e por isso é tão importante a seleção genética, principalmente nessas raças mais tardias.

    Abraço

  • Bruna

    aqui na nova zelandia meu rebanho tem jersey, holandesa e as famosas kiwi cross que eh a mistura de holandesa e jersey. independente da raca eu coloco os touros aos 18 meses. mesmo se for inseminacao, porque aqui a epoca de parto eh sincronizada. 

    O Jose Antonio falou tudo, a bezerra de hoje eh a vaca de amanha. uma alimentacao adequada faz com que a bezerra entre no cio no tempo certo, aqui se passou do tempo nao nos serve pra nada a nao ser mercado de carne. Se a condicao corporica for baixa, nao ha ciclo e se "perde" o animal. e a condicao corporica ao parto tambem eh muito importante, senao se perde muito peso depois do parto e demora pra entrar no cio denovo.

    assunto complexo. Eu gostaria e muito e ir ao brasil pra uma discussao sobre esses topicos. porem um dia apenas nao seria suficiente, mas eu adoraria, ir numa fazenda e falar na pratica.

    abraco

  • Bom dia. nossas novilhas entravam em puberdade +ou- por volta dos 24 meses (novilhas 3/4 e 7/8  ) o que consideramos muito tarde, com a mudança de criação de algumas bezerras já estamos conseguindo inseminar as mesmas por volta dos 15/16 meses a mudança consiste em um alimentação mais intensiva alem é claro da sanidade das mesmas

     

  • Olá,

    Obrigada pela resposta dos senhores. Estou compilando dados de primeira cobrição em diversas fazendas leiteiras que criam novilhas mestiças. Logo divulgarei os resultados dessa revisão preliminar.

    Ao que me parece, as idades de primeira cobertura reportadas pelo Eduardo são bastante precoces para as raças em questão. Talvez deviso ao tratamento nutricional recebido por estas fêmeas no período de crescimento.

    Em face do comentário postado pelo Sr. José Antonio, faço a seguinte réplica: sabemos que se mal manejadas, novilhas podem ter a idade a puberdade atrasada, e sem bem manejadas, a idade à puberdade pode ser adiantada. Mas quão cedo podemos observar a puberdade de novillhas meio-sague Holandês x Gir?

  • Bom dia, Bruna! 

    Existe uma frase que eu gosto muito e a uso sempre para falar de matrizes para reposição. "Bezerra de hoje é vaca de amanhã". Portanto, na minha parca visão de técnico da extensão, que ditará a idade da puberdade das novilhas será o tratamento que elas tiverem ao longo da sua vida jovem.

  •  Bruna bom dia.

    Trabalho em uma fazenda com produção de leite 100% baseado em animais 1/2 no sul de minas. Se trata de uma fazenda referencia na região e com bons indicadores zootecnias. O objetivo do sistema é a venda de animais 3/4 , por isso 100% das fêmeas (3/4) nascidas na fazenda são comercializadas no ponto de enxerto. Para esta categoria animal (3/4) , normalmente os animais começam a manifestar cio aos 17/18 meses. Os animais de reposição 1/2  eram adquiridos no mercado até o ano de 2012, apartir do ano de 2013 todos são oriundos de TE e FIV implantados em receptoras de empresas parceiras. Estes animais são criados junto as receptoras até os 5 a 6 meses de idade e ai sim vão para a fazenda. Apartir dai rodam piquetes rotacionados e recebem pequena suplementação na seca ou quando necessário baseado no planejamento da fazenda.

    Em relação aos animais 1/2 nos últimos doze meses nossa media de idade a cobertura é de 22/23 meses.Conforme relato acima os animais 3/4 criados da mesma forma chegam um pouco mais cedo.

This reply was deleted.