Estou buscando um modelo que me ajude a determinar o Ponto de Equilíbrio (ou ponto de nivelamento) na produção de leite. Encontrei num artigo da UFLA a seguinte definição:

"Ponto de equilíbrio físico é o nível de produção em que uma atividade tem seus custos totais iguais às suas receitas totais. Mostra o nível mínimo de produção além do qual a atividade daria retorno e aquém do qual, prejuízos. Em outras palavras, é a quantidade física de produção de leite que deveria ser produzida para que este valor fosse igual ao total de custos."

Acredito que esse é um indicador importante para a tomada de decisão pelo produtor rural.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas


  • Glauco, boa tarde 

    Lendo alguns de seus comentários, pude perceber que  o teu nível de tecnificação é usado em pouquíssimas propriedades no Brasil, se a tua propriedade fosse aqui, voce seria colocado entre os 10 maiores produtores do Brasil.

    Pude perceber, tambem, que voce tomou conhecimento do nível de conscientização dos nossos produtores, que não interessam pelas novas tecnologias, para aumentar a sua produção e tornar a atividade  leiteira rentável.

    A nossa função é auxiliar os pecuaristas a ser tornar profissionais e não amadores na atividade.

    Quando voce orienta um pecuarista de leite a aumentar sua produção de leite de 100 para 1.000  litros, com certo investimento em pastagem, piquete rotacionado, irrigado, adubação, ordenha mecanica, etc, ele acha que vai gastar muito e o retorno é demorado. 

    Vamos continuar conversando, pode ser que encontraremos uma forma melhor para o desenvolvimento do rebanho.

    Renato

  • Na verdade estás certa.

    São poucos realmente os custos fixos, a maioria é considerado fixo mas na verdade é variável.

    Quando falamos em ganho de escala nos referimos ao que te acontecerá, os custos irão aumentar sim, mas não tanto, não diretamente proporcional ao aumento de produção, assim são mais litros de leite para dividir a conta.....

  • Marco

    a definicao de ponto de equilibrio eh uma soh, custo empata com lucro. 

    Se o que o consultor Renato falou fizesse sentido eu queria saber como faco pras minhas 1200 vacas aumentarem a producao de 22litros por dia pra 30 litros por dia com o mesmo custo.

    MInha ordenha iria durar mais tempo, o que aumenta o custo com luz, mao de obra, mais alimentacao pras vacas, mais leite pra ser refrigerado, mais effluente pra lidar, mais agua durante a ordenha, etc, etc, etc. A lista vai longe

    O ponto de equilibrio seria mais acima no grafico mas no mesmo principio, onde encontra meu lucro que tambem estaria mais acima no grafico.

     

    entao se o Consultor Renato puder me ajudar com a informacao se como aumentar a producao das minhas vacas pra 30 litros por dia com o mesmo custo de produzir 20litros por dia, seria muito apreciavel.

    abraco

  • A definição é esta mesmo.

    Mas o Ponto de Equilíbrio varia de acordo com a propriedade, que como sabes, não existem duas iguais. Busca alguns trabalhos sobre calculo de custo de produção do leite que poderão te dar subsídios para calculares os teus, especialmente considerando os diversos fatores que se somam para tal

  • pela tua resposta eu vi que nao es produtor.

  • Sou consultor Agropecuario

    Trabalho com irrigação de pastagem, manejo de piquetes rotacionados, formação de pastagem, controle leiteiro.

    Formação de plantel, desde o nascimento até o descarte.

    sds

    Renato

  • Renato

    Tu eh produtor?
  • Glauco, boa tarde

    No meu modo de entender, o custo fixo de uma propriedade é mesmo para produzir 1000 litros de leite, como para produzir 5.000 litros, por isso eu digo se aumentar a produção com o mesmo custo fixo, com uma receita 5 vezes maior, voce inverte o prejeuizo e passa a ter lucro.

    sds

    Renato

  • O ponto de equilibrio eh onde teus custos e receitas sao iguais independente da producao

  • O ponto de equilibrio é encontrado à medida  que voce aumenta a produção e produtividade de seu rebanho leiteiro

    Renato
     

This reply was deleted.