Plantas tóxicas em pastagens

No Brasil, as plantas tóxicas causam perdas aos rebanhos bovinos (de corte e de leite). Não existem dados precisos como um levantamento nacional, mas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as mortes causadas pela ingestão de plantas tóxicas representam 0,5% do rebanho. Os acidentes são mais comuns no período de escassez de forragem, e tanto animais jovens quanto adultos estão sujeitos. Entre as dezenas de espécies de plantas tóxicas, destacam-se: cafezinho (ou erva de rato); samambaia do campo; aroeira; barbatimão; cipó vermelho; vernonia; e outras. Os nomes comuns podem variar com a região.

Para Tokarnia (2012), a intoxicação por plantas tóxicas ocupa o terceiro lugar nas causas de óbitos de bovinos no Brasil, ficando atrás somente das mortes por raiva, transmitida pelo morcego hematófago, e do botulismo. Além do prejuízo direto, com a morte do animal, ocorrem também prejuízos indiretos, como custos da terapêutica dos animais, medidas de controle (cercamento de áreas infestadas, capinas, aplicação de herbicidas, roçadas mecânicas) e o risco de contaminação de produtos de origem animal (carne e leite). Por este motivo, a Embrapa Gado de Leite está preparando uma série de folders técnicos, para auxiliar os produtores rurais na identificação correta destas plantas, sintomas de intoxicação e medidas de controle. Quando estes folders estiverem prontos, serão divulgados aqui, na REPILeite.

E na sua região, onde você vive e trabalha? Ocorrem acidentes envolvendo plantas tóxicas em pastagens? Quais são as espécies mais comuns?

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Prezados,

    Segue o link para o primeiro Comunicado Técnico sobre plantas tóxicas em pastagens:
    https://www.embrapa.br/gado-de-leite/busca-de-publicacoes/-/publica...
    A primeira espécie foi a flor das almas (Senecio brasiliensis), e as próximas serão erva de rato, cipó prata, samambaia, camará entre outras.
    Aguardem mais publicações disponibilizadas nos próximos meses!
    Um Ano Novo produtivo para todos nós!

  • Bom dia!


    Compartilhando informações sobre plantas tóxicas causando perdas nos rebanhos em Minas Gerais.

    http://www.canalrural.com.br/videos/jornal-da-pecuaria/planta-toxic...

  • Prezados,


    Diante do interesse crescente dos profissionais com as plantas tóxicas em pastagens, compartilhamos um link para identificação destas:

    https://www.researchgate.net/profile/Dionatas_Meneguetti/publicatio...

    Nos próximos meses, teremos novidades para compartilhar com vocês. A ideia de um grupo de discussão sobre o tema está avançando, talvez aqui mesmo na Repileite, talvez aqui e no WhatsApp. Vamos prosseguir com o trabalho!


  • Boa tarde, José Eduardo!


    Esta é uma boa ideia, a ser estudada. Aqui na Embrapa Gado de Leite, pretendemos divulgar os folders quando ficarem prontos, além de disponibilizarmos os links para acesso e download dos mesmos, em formato pdf. Isto poderia ser feito também com um grupo criado no WhatsApp.

    Obrigado por sua participação!


    José Eduardo Meneghini disse:

    Sugiro criar um grupo no whatsaap apenas para os que tem interesse em plantas tóxicas. Seria uma oportunidade para os veterinários relatarem a incidência das plantas em suas regiões e as casuísticas encontradas.

    Caso montem, favor me adicionarem. 034-99239-1192

  • Sugiro criar um grupo no whatsaap apenas para os que tem interesse em plantas tóxicas. Seria uma oportunidade para os veterinários relatarem a incidência das plantas em suas regiões e as casuísticas encontradas.

    Caso montem, favor me adicionarem. 034-99239-1192

  • É uma ideia interessante, Lúcio!

    Vamos levá-la à equipe, e ver como será a resposta. Alguns links para contribuir para o debate:

    https://www.amigosdocampo.com.br/arquivos/publicacoes/plantas_toxic...

    http://www.scielo.br/pdf/pd/v10n1-2/a01.pdf

    http://www.uece.br/cienciaanimal/dmdocuments/artigo5_2011.3b.pdf

  • Boa  tarde Persio;

    Como sugestão, poderia ser viável um viveiro de identificação no CNPGL?

  • Boa tarde, Lúcio!

    A Emater é um parceiro importante da Embrapa. Foi pensando nisto que surgiu a ideia de preparar a série de folders técnicos, com fotografias e descrição das principais espécies de plantas tóxicas e sintomatologia. O cafezinho ou erva de rato é responsável por sérios acidentes, inclusive com mortes de animais; o mesmo vale para o oficial de sala. Acreditamos que esta série de folders facilitará o trabalho dos técnicos da Assistência Técnica e Extensão Rural, assim como os produtores rurais.

    Obrigado por sua participação!

  • Caro Pérsio;

    Na região que trabalho (Zona da Mata MG - Ponte Nova e região) é um problema que ocorre todo ano, no período de seca principalmente.

    As principais plantas que julgo causadoras de prejuízo são o cafezinho (sombra de capoeira ou eucalipto) e o oficial de sala (Asclepias curassavica) em pastagens em campo aberto.

    Sinto falta de uma literatura mais objetiva, bem como cursos práticos de identificação destas e de outras plantas tóxicas de importância.

    Manoel Lúcio - EMATER Ponte Nova

This reply was deleted.