Pellets de leguminosa stilosantes

Amigos,

em minhas pesquisas para melhorar a qualidade da alimentação das vacas leiteiras encontrei o stilosantes campo grande. Plantei consorciado com o capim e também sozinho. Já tive respostas. Agora queria aumentar a eficiência do armazenamento para o periodo da seca. 

Fui estudando e vendo como poderia conservá-lo. Fiz o feno. Agora o volume é muito ruim pois fica grande o pacote.

dai pensei: será que eu não poderia triturar e produzir pellets? Poderia até misturar com outros componentes. Isso também permitiria eu estocar em silos mais eficientes. 

A grande pergunta: Será que compensa? é viável? 

Vi muito os pellets de alfafa para equinos. Mas e para o gado leiteiro?

aguardo sugestões e ideias para podermos discutir. Aos zootecnistas que nos leem que sujestão dão?

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Bom, já que fizeram uma divulgação desse post deixa eu atualizar.

    O período seco de 2013 eu consegui passar todo com o capim irrigado. No mês de outubro entrei com um pouco de semente de algodão inteiro.

    O teste feito com feno de stilosantes ficou bom, e ofereci aos animais que comeram bem.

    Como foi somente um teste vou verificar se esse ano faço mais alguma coisa.

    Não fiz o pellet pois não tenho o equipamento e a máquina custa muito caro.

  • Angelo,

    perdeu um pouco sim. Fiz com muito cuidado então ficou melhor do que a rotina.

    Ronaldo,

    vou levar em conta suas considerações. Então, com o capim irrigado (mombaça), a preocupação passa para a energia não é? Vou considerar o silo de milho. O que tenho disponivel aqui é silo de milho de conserva. Acho que também tem pouca energia.

    Sobre o pellet fiquei muito curioso por perceber que poderia movimentar o pellet como se movimenta o milho seco, com automação.

    Mas as considerações de custo são essenciais para o andamento do projeto. Vou guardar o feno para teste também.

    Depois da próxima seca terei conclusões mais apuradas.

  • Sidney quando você fez o feno de S. campo grande você observou se houve perca de folíolos?

     

  • Ronaldo acredito que para solos argilosos, como o seu  caso, seria o ideal o amendoim forrageiro. É uma boa leguminosa, em especial os cv Belmonte e Amarillo, já fiz feno do Belmonte e teve pouca perca de folíolos que é o grande enclave da fenação de leguminosas. 



    Ronaldo Marciano Gontijo disse:

    Prezado Sidney,

    No meu caso eu não tenho nem como testar o estilosantes campo grande, visto que o teor de argila do meu solo impede o cultivo do mesmo, mas pelo que eu já pesquisei sobre o mesmo ele é uma boa opção em solos fracos e arenosos, a qualidade do feno se apresenta semelhante a do feno de tifton. Não acho interessante fazer pellets para bovinos, perde a efetividade da fibra, o melhor mesmo é enfardar.

    Um abraço

    Ronaldo

  • Prezado Sidney,

    A leguminosa é um volumoso, o que você perde fazendo os pellets é efetividade da fibra. Mas para você que usa pastagem isto não tem muita importancia. Você não vai encontrar fonte de proteína melhor que farelo de soja, apenas farinha de peixes é que seria bem melhor, mas é proibida no Brasil, único país do mundo que proibiu para evitar a doença da vaca louca. No seu caso que usa pastagens irrigadas a sua maior preocupação não deve ser com fonte de proteína, seu pasto já tem muita, só que é rapidamente degradável no rúmen, por isto você tem que se preocupar é com uma boa fonte de energia para evitar a perda desta proteína. O ideal seria utilizar silagem de grão úmido ou re-hidratado, não tendo esta use o milho moído o mais fino possível. 

    Quanto aos equipamentos para pelletizar eu achei eles de baixo rendimento, vai ficar muito caro pelletizar, creio ser bem mais em conta investir em galpão maior para armazenar os fardos. Mas de qualquer forma continue nos passando os resultados, estou curioso.

    Um abraço.

  • Bom, fiquei feliz com a divulgação do post.

    Continuando com o trabalho estou fazendo um teste. Colhi uma quantidade de estilosante e vou fazer o feno, uma das formas de conservar o alimento como volumoso. Parte dele vou triturar e procurar algum profissional para me dar as diretrizes. Então, acredito que no meu caso vou fazer um complemento com milho e outros elementos no pellet para melhorar a palatabilidade e também conservação.

    Assim posso estocar este produto em silos cônicos e alimentar os animais automaticamente.

    Vou mostrar isso logo logo.

    Curioso, vi que o governo investirá bilhões em tecnologia e inovação. Como eu poderia aproveitar estes recursos? Será que a embrapa faria este tipo de parceria?

  • Ronaldo,

    pelletizar não é dificil. O equipamento que faz o pellet não é caro. O que pode onerar o produto é o motor. Mas encontrei um modelo que é usado no trator.

    Os compostos precisam estar com uma umidade adequada. Com a mistura pronta basta alimentar o equipamento e depois secar o pellet.

    Achei muito interessante é a automatização, pois o pellet flui como o milho. Então poderia distribuir para os animais de forma automática. Além de armazenar em silos.

    Como a leguminosa é uma fonte de proteínas pensei em planejar algum alimento para a seca. Confesso que não lembrei da necessidade de volumoso. Mas vamos continuar estudando. 

    Vou mostrar abaixo alguns videos que achei interessante.

    Primeiro esse que mostra um equipamento pequeno:

    https://www.youtube.com/watch?v=hXAHJRmJJyw

    Esse mostra como fabricar um equipamento:

    https://www.youtube.com/watch?v=0tYPbd2gcpE

    Esse equipamento é acoplado no trator:

    https://www.youtube.com/watch?v=PIchXiVE7TM

    Vamos comentando.

  • Prezado Sidney,

    O feno é um volumoso sim, você pode usar a fenação como forma de aproveitar os excedentes de produção nas águas. Me diga o que você já pesquisou sobre a peletização do feno, qual o custo do maquinário?

    Um abraço

    Ronaldo

  • Ronaldo,

    entendi. Então o feno de estilosantes é usado como volumoso para a ruminação, não é?

    Na realidade nem lembrei disso. Ficava pensando como fonte de proteinas. Acho que o melhor mesmo será procurar um nutricionista para planejar todo o alimento.

    Vou segurar a próxima seca com o capim irrigado. Mas ainda não saiu da minha cabeça o pellet por facilitar a automação.

    Vou continuar pensando. Obrigado por contribuir e vamos talvez fazer um experimento não é?

  • Prezado Sidney,

    No meu caso eu não tenho nem como testar o estilosantes campo grande, visto que o teor de argila do meu solo impede o cultivo do mesmo, mas pelo que eu já pesquisei sobre o mesmo ele é uma boa opção em solos fracos e arenosos, a qualidade do feno se apresenta semelhante a do feno de tifton. Não acho interessante fazer pellets para bovinos, perde a efetividade da fibra, o melhor mesmo é enfardar.

    Um abraço

    Ronaldo

This reply was deleted.