Pasto rotacionado (ajuda e opiniao)

Olá companheiros.

Temos uma propriedade onde hoje ordenhamos 32 vacas de raca Holandesa, e pela previsão ao final do ano estaremos com 40 vacas ordenhando.

Atualmente alimentamos elas com silagem, sal forcado e ração a 20% (alem de um capim que nao sei qual o nome mas e bastante rasteiro)

Porem sinto que falta um bom pasto de qualidade, no qual estou quase convencido em plantar tifton ou mombaca.

Pretendo fazer esse plantio em uma área na qual ainda não sei qual tamanho necessário e fazer em forma de piquetes, pretendo fazer 30 piquetes aonde a cada dia elas entram em um piquete, e futuramente irrigar este pasto.

Então, gostaria a opinião de todos sobre esse sistema, se e uma boa opção? Se o pasto que mencionei e de boa qualidade? O tamanho da área que preciso pra alimentar 40 vacas? Enfim toda sabedoria e ajuda sera bem vinda.

Alem de tirar minha duvida acredito que neste fórum sera uma boa forma de entrarmos em um discussão bastante longo.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Acredito que possa gostar dessa reportagem. Abraços

    http://www.fazendaecologica.com.br/www/lt_produto/lt_view.asp?id_lt...

  • Bom dia Gustavo, Encontrei este vídeo, achei interessante, abraços!

    https://www.youtube.com/watch?v=gCXZWkT5mLs



  • Wágner Soares de Campos disse:

    Bom dia Gustavo, também não sou um experiente neste assunto pois descobri que cada ano que se passa aprendo mais sobre piquete e olha que tenho 15 anos que trabalhamos com piquetes, bom a informação que posso lhe transmitir é o que o técnico da EMATER nos repassou agora quando fizemos mais 30 piquetes, que o pasto ideal é o que você tem no sentido de baixar custo, claro que se não tiver nenhum um Mombaça ou tifton seria o ideal, mas as medidas seria de acordo com o que você tem de gado para colocar nesse piquete que o ideal é segundo o técnico 50 m²  por animal ( para 40 vacas seria 2.000 m²  ou um piquete de 50  x   40  ) isso  num piquete para ser adubado todo ano se for irrigado acredito que essa medida deve cair. Não sei se na sua região tem uma EMATER mas aqui o técnico foi na minha área mediu com GPS e já me deu o projeto pronto com as medidas os becos , quanto gastaria de postes, arame, castanhas, isoladores e punhos , não sei se fui de muita ajuda mas é mais um pouco do que aprendi 

    Qual sua região e teria o contato do técnico que fez seu projeto ?

    O técnico de minha região fez um projeto muito ruim .

    poderia me fornecer seu projeto , para em ultimo caso eu levar até o té

    cnico da emater de minha região e pedir que fizesse nos moldes deste 

  • Gustavo Baumgardt,

    Sou produtor também e tenho alguma experiência com sistema de piquetes, tenho piquetes de Mombaça. É excelente para se trabalhar, para você que pretende iniciar com piquetes, é de fundamental importância que primeiramente você faça a analise do solo em seguida a correção para depois plantar, não sei qual a sua região se chove muito ou pouco, se chover pouco é preciso fazer um sistema de irrigação fixo por micros-aspressores para que a planta possa se desenvolver dentro do período de 28 dias como é o ideal, para as suas quarenta vacas são necessários piquetes de 1200 metros quadrado.

  • Olá Roge!!!

    Quero iniciar a tirar leite, acredito que vc como tecnico agropecuario pode me ajudar. Obrigado.

    Ewerton - Itauna-MG

    Roge dos santos disse:

    Olá Gustavo boa noite.

    Eu sou técnico agropecuário,  na fazenda que eu trabalho tem piquete com Mombaça com 600m²  em cada piquete tem 12 vaca  com rotação de 28 dia.

      

  • Boa noite Gustavo, o que precisa ficar claro é que antes de tudo faz se necessário fazer um planejamento da atividade que apresente seus objetivos e metas a serem alcançados,mas partindo do comentário que  você fez quando fala  de 32 vacas em lactação e cm previsão de 40 para o final do ano, digo que você precisa entender que as vacas do rebanho apresentarão diferentes produtividade e estágios de produção ao longo da lactação(terço inicial,médio e final), isso implica que deverão ser tratadas de forma diferentes ou seja é interessante dividir o rebanho em lotes de acordo com a produção e estágio de lactação a partir de então você pode pensar nas condições de alimentação que cada lote receberá, sempre levando em consideração a exigência de cada lote. Em relação ao tipo de capim deve ser observado as condições de clima e solo da sua região bem como o valor nutritivo desta forragem, tanto o mombaça quanto o tifton apresentam bom valor nutritivo quando bem manejados adequadamente, por outro lado a exigência destes também são altas, ou seja deve ser BEM manejados (correção,adubação e altura de pastejo etc...)  os dois apresentam boa resposta ao manejo intensivo. Você pode trabalhar com tifton para as vacas do 1º lote e mombaça para as vacas do 2º e 3º lote, quanto a área necessária você pode alcançar taxa de lotação de 10 UA/ha no seu caso 40 vacas seria 4 ha necessários, mais isso vai depender das condições de nutrientes disponíveis no solo, faça análise do solo procure um profissional capacitado para orientá-lo melhor sobre o passo a passo na implantação do trabalho você terá melhor resultado.

    Espero ter contribuído obrigado!!!   

  • Também tenho uma pequena propriedade , não tenho muitos dados técnicos ,mas já estou dividindo em piquetes , já contratei um agrônomo para fazer o um projeto de irrigação e adubação .

    Vi uma matéria em que um proprietário depois de dividir em piquetes irrigados e adubados , onde conseguia manter um animal , agora comporta dose .

    Esta é a solução , mas procure profissionais capacitados ,  não é caro , vale muito a pena .

  • trabalho com piquetes de mombaça irrigado e adubado e o ideal pra minha propriedade sao 33 piquetes com media de 1000m2 para uma media de 20 cabeças, mais um complemento no cocho pos ordenha, assim o gado nao fica estressado e nem competitivo, indo para os piquetes tranquilas e ruminando debaixo de sombra com agua fresca"...

  • Olá Gustavo boa noite.

    Eu sou técnico agropecuário,  na fazenda que eu trabalho tem piquete com Mombaça com 600m²  em cada piquete tem 12 vaca  com rotação de 28 dia.

      

  • Olá Gustavo, bem como já disseram não há um calculo e uma resposta única. O que posso te indicar é que tu pesquise aí na tua região propriedades que trabalham com esse material há algum tempo para poder ter dados mais concretos de lotação/há. Também é importante que digas a tua região, já que clima muda muito o potencial de produção, mas principalmente a distribuição desta, visto que anto o tifton quanto a Mombaça crescem mais em climas úmidos e quentes. Quanto a ideia de número de piquetes, é relativo, já que ao que se sabe não há diferença entre uma ocupação de 1, 2 ou 3 dias, mas posso te dizer que sim, como produtor eu uso ocupação de 1 dia (evita lama, parece que o consumo é melhor, etc...), também é importante pensar que essas forrageiras tem uma tremenda variação na sua produção conforme a adubação fornecida, e que o mais certo não seria o pastejo em intervalos fixos, mas com base na altura da grama ( 25-30 cm para o tifton 85 e fico devendo o dado para Mombaça) pastejando até metade da altura de entrada. Sei que talvez isso possa soar meio "louco", mas para mim também foi assim, não acreditei de cara nesse tipo de manejo, parecia que estava perdendo pasto, mas na verdade não você tem uma produção muito melhor e mais rentável. Tu poderia me perguntar, e o que eu faço se sobrar pasto, ou crescer muito e as vacas não darem conta, bem aqui nós aproveitamos as áreas de tifton 85 com sobra e fazemos feno, a Mombaça, por ser um Panicum sp. vai ser mais difícil, mas creio que não muito. E como tu vai dispor da irrigação, além de poder controlar a adubação, podes usar isso como reguladores ou aceleradores do crescimento do pasto, que tu vai pegando a jeito com o tempo.  No mais seria a implantação gradual do sistema, onde pelos resultados que tu vai tendo, vais dando ajustes finos ao sistema

This reply was deleted.