De posse de resultado de análises coletadas, tenho dúvidas sobre os padrões propostos  se seguem exatamente os que são esripulados para uso humano na Portaria MS 2914/2011 ou quais seriam?

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Nesta apresentação que temos aqui indico as referencias sobre a dureza, no caso de laticínios a dureza é ainda mais complicada Água na industria de alimento_ QUALIDADE DA ÁGUA EM LATICÍNIOS

  • Quero destacar que a dureza pode ser sim um problema, se você tem dureza acima de 300 mg/L na água bruta ela poderá causar incrustações, pedra do leite, quando da limpeza do equipamento de ordenha.

    Quimicamente é bem complicado propor um tratamento para esta água, e a dureza alta, água salobra é mais comum ocorrer em águas de poço. Portaria 2914/2011

  • Boa noite Marco Antônio, fico satisfeito que estejam caminhando tão bem com as atividades do PAS leite. Para enquadrar estes exames de água você deve basear-se na portaria 2914/2011, porem lembrando que como não foi tratada, isto é, ainda não foi colocado o cloro ela deverá ser avaliada somente para os parâmetros restantes, isto é o mais importante é você estar atento para a turbidez, a dureza e o pH, por exemplo.

    Pode contar conosco para entender e divulgar como os procedimentos que devem ser seguidos para alcançarmos o saneamento rural...

  • Otênio, de fato já tinha encaminhado a questão a teu e-mail, e recebi prontamente a resposta.

    Na verdade, via PAS Leite, em todas as propriedades que participam nós recomendamos a coleta de água para análise. Na região em questão, Rondonópolis MT, a maior parte das propriedades são supridas via poço de profundidade variável de 100 a 400metros. Já disponho dos resultados e gostaria de enquadra-los. Como era lógico de se esperar a questão ficará resumida a dureza (?) ?

  • Prezado Marco Antônio, qual água foi analisada, a água tratada deve estar dentro do que preconiza a portaria 2914. Mas se a água coletada para análise for água bruta ela normalmente não vai estar dentro dos parâmetros, porque ainda não foi colocado cloro!

    Seria interessante que pudéssemos discutir aqui tudo que foi colocado no e-mail que te respondi no dia 03/06, para compartilharmos na REPILEITE, e todos poderem colaborar e entender o que estamos falando.

    A sua disposição

    OTENIO

This reply was deleted.