Ocitocina ou bezerro na ordenha?

Muito se discute a campo sobre a aplicação de ocitocina como forma de substituir a mamada do bezerro durante a ordenha de vacas mestiças. Uma das edições da revista Balde Branco do final do ano passado divulgou uma pesquisa sobre o assunto, o que gerou bastante polêmica. Os poucos estudos brasileiros são conflitantes, não há um consenso sobre essa prática. A princípio, tanto a ocitocina quanto a mamada do bezerro na ordenha apresentam vantagens e desvantagens.

O objetivo deste fórum é discutirmos, contando com a experiência dos participantes, os impactos positivos e negativos do uso da ocitocina. Seria uma prática que facilita o manejo da propriedade ou ela vem sendo utilizada pela falta do manejo adequado?

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • O manejo de ordenha é algo que vai observar um leque significativo de estratégias dependendo do produtor. Sua escala, tecnificação, produção e etc.

    Meu primeiro argumento contrário a administração de ocitocia esta relacionada a seleção das vacas leiteiras. As melhores vacas já produzem ocitocina suficiente para "descerem" o leite na ordenha, e estas devem ser mantidas e sua genética multiplicada. vacas que tem problemas devem ser descartadas. Não fosse assim e na Europa e EUA o uso de robôs na ordenha não daria certo, já que não aplicam ocitocina e as vacas é que "escolhem" o momento de serem ordenhadas.

    Dois, se o processo de "agulhar" seguir um protocolo sanitário adequado, cada agulhada deverá no mínimo observar uma troca de agulha e descarte. O que não ocorre e sabemos que há constante casos de contágio por agulha contaminada ou procedimentos inadequados. Além disso, as boas normas de respeito, bem estar animal e manejo cada vez mais exigidas mundialmente pelos consumidores não pode "concordar" com animais sendo "picados" 2, 3 vezes ao dia por períodos de algumas centenas de dias.

    Três, existem vários produtores de diferentes escalas, e de diferentes manejos, que obtém sucesso na produção SEm ocitocina - seja com bezerro ao pé ou sem bezerro. Então, cabe a pergunta: é realmente necessário a aplicação de ocitocia (que vicia os animais tmb..a produzirem só dessa forma..) a cada ordenha? Ou, é um "facilitador" para aqueles que não querem ter "mais trabalho" com algum aspecto do manejo - mão de obra, seleção de animais, instalações e etc / ect.?

    A vaca é um indivíduo extremamente apegado ao "hábito"... uma vez bem condicionada segue a rotina e adquire a "mania" com relativa facilidade. Não seria o caso de ter especial atenção às novilhas primíparas (no caso de ordenha sem bezerro), e "gastar" um tempinho a mais e uma atenção maior para futuramente ter uma vaca tranquila e condicionada? Nós em casa temos ordenha manual ainda com bezerro ao pé (estamos instalando balde ao pé..), são poucas vacas. Nossas novilhas são ordenhadas sem pear até... só passam a ser peadas mais tarde, acostumadas a ordenha, e por questões de segurança contra eventuais esbarro ... PS: nosso ultimo controle a contagem de CCS ficou em 186 !!!!

    Tenho dois casos vizinhos, um que usa ocitocina em ordenha mecânica sem bezerro - umas 30 vacas (700-800 litros/dia), tem muitos problemas de mastite, e outros problemas... e o outro que tem 7 vacas, produz 130 litros dia (balde Cheio) e usa ordenha balde ao pé sem bezerro - sem problema algum de mastite ou com ordenha e tem algumas vacas 1/2 sangue gir...

    De qualquer forma, cada um sabe onde o cinto aperta, e como ser viável financeiramente nessa difícil atividade que é ser produtor de leite com essa política de remuneração do produto que temos no Brasil. Aqui quem consegue ser bem remunerado é o "atravessador" ou quem processa o leite e consegue desvincular-se da terrível característica essencial do leite - SER UM CADÁVER INSEPULTO - ou seja, poucas horas de vida se não for refrigerado, e mesmo refrigerado, se não for processado um curto tempo de carência...ou vc entrega, ou perde e tem que jogar fora...

    Então, quem usa ocitocia deve ter lá suas razões. E quem não usa, também... mas o debate é válido, precisa ser desenvolvido e aprimorado para que futuramente tenhamos um embasamento mais sólido e/ou possamos encontrar manejos mais adequados e produtivos.

  • UMA PREOCUPAÇÃO QUE TODOS OS PRODUTORES DEVEM TER EM RELAÇÃO AO USO DA OCITOCINA VISANDO A DESCIDA DO LEITE É EM RELAÇÃO À QUESTÃO SANITÁRIA.

    TRABALHO COM ASSISTÊNCIA TÉCNICA E RECENTEMENTE IDENTIFICAMOS UM CASO DE TRIPANOSSOMOSE BOVINA NO QUAL O PRODUTOR PERDEU 12 VACAS DE MÉDIA PRODUÇÃO E QUE ERAM MANEJADAS TENDO O USO DA OCITOCINA VISANDO FACILITAR A DESCIDA DO LEITE.

    VALE LEMBRAR QUE EM MINAS GERAIS NO ANO PASSADO OCORREU UM SURTO DA MESMA DOENÇA E MORRERAM MAIS DE 500 VACAS DE PRODUTORES DE LEITE.

  • Eu vejo muita gente utilizar para otimizar o tempo pois vacas meio sanque pois ela não dese o leite tem muito amorosa com seu bizerros. Vc não controla a produção dela.
  • meu irmão aplicava em uma das vacas dele , dai o que aconteceu a vaca ficou dependente do medicamento.

  • Olá Letícia!

    Para mim, isso é uma questão de foco do criador! Na verdade de pressão de seleção!

    Se no meu sistema de produção eu quero ordenhar sem a presença do bezerro, eu começo a selecionar meu gado para isso. E  é possível mesmo trabalhando com rebanhos mestiços!

    Se aparecer uma vaca muito boa, mas que não "desce o leite sem bezerro", eu simplesmente a colocaria para a comercialização. Ela pode servir para outro produtor que usa o bezerro, mas para o meu caso específico não! Talvez com o dinheiro que eu ganho na venda dela, eu coloco uma outra vaca que se adeque mais ao meu sistema.

    Eu não posso ficar adequando o sistema às exceções! 

    É o mesmo caso que acontece com o fornecimento de ração na ordenha! Já vi vários produtores fazerem salas de ordenha em fosso, super bem planejadas, sem a presença de cochos e depois ficarem adaptando cochos. E acabam perdendo as vantagens que esse tipo de ordenha traria no diminuição do tempo gasto na ordenha e na qualidade do leite!

    Sala de ordenha com fosso, com vaca comendo ração na ordenha e bezerro mamando é desperdício de dinheiro e tempo!



  • glaucio manoel de lima barbosa disse:

    Prezada Leticia,

    O que gostaria de esclarecimento é quanto essa parte da sua resposta:"........acoplar as teteiras muito tempo depois do primeiro estímulo......"

    Gláucio Lima

    Quando a vaca tem o primeiro estimulo ( inicia-Se a descida do leite), se demorarmos mais de 8 minutos para ordenharmos, com certeza ficará resto de leite.

  • se um dia eu quiser montar na minha propriedade "do meu avô", como devo chamar esse modelo de ordenha?

  • Prezada Letícia, boa noite!

    Não consegui ler todas os comentários, mas recentemente visitei duas propriedades uma de alta produção que usam ocitocina e um outro sítio pequeno que também aderiu este manejo. Faz mais de 15 anos que estou na atividade leiteira e fui criado no meio, jamais imaginei que precisaria de tal recurso para tirar leite.

    Na minha concepção, este manejo é inadequado. Nunca tive problema de animal que não desça o leite, além do mais, este manejo não faz parte da natureza animal, que na minha propriedade consideramos e muito.

    Abraços,

    Paulo Gomes

  • Bruno, obrigado pelos esclarecimentos, por um reposta bem técnica.

    Bruno Campos de Carvalho disse:

    Paulo César, 

    Não há muitos estudos sobre o efeito da ocitocina sobre a taxa de prenhez, mas geralmente não há efeito. A ocitocina aplicada na vaca é o mesmo hormônio liberado pela hipófise da vaca para descer o leite. É a mesma molécula do mesmo hormônio natural, que apresenta a mesma função. Alguns pesquisadores apontam uma hipótese de que o uso da ocitocina poderia aumentar a repetição de cios do rebanho (diminuir a taxa de prenhez), pois esse hormônio também está relacionado à lise do corpo lúteo (luteólise). O corpo lúteo é uma estrutura do ovário que produz progesterona, o hormônio responsável por manter a prenhez. A luteólise é estimulada pela secreção pelo útero de um hormônio chamado prostaglandina, que é estimulada pela ocitocina. Quando a vaca é fecundada após o cio e existe um embrião no útero, o embrião precisa sinalizar sua presença e impedir a lise do corpo lúteo, senão ele morre. Um dos mecanismos que o embrião usa é inibir os efeitos da ocitocina.Daí a preocupação de alguns pesquisadores, pois essa aplicação repetida de ocitocina poderia estimular a secreção de prostaglandina e aí matar o embrião. Entretanto, esse mecanismo é local, ou seja, acontece no ambiente do útero e do ovário, onde está o corpo lúteo e só acontece depois da janela de tempo que o embrião tem para sinalizar de que está presente. Ou seja, existe um momento para isso acontecer e se o embrião já estiver presente, a ocitocina não vai fazer efeito. Assim, não é esperado efeito da ocitocina sobre a fertilidade das vacas. Caso algumas fazenda use ocitocina e tenha baixos índices reprodutivos, outros motivos mais frequentos devem ser estudados, como a eficiência na observação de cio, o manuseio do sêmen no botijão e o horário das inseminações.

  • Apenas gostaria de enfatizar que a presença de bezerros na ordenha, aumenta consideravelmente a mão de obra e exige maior comprometimento na higiene das mãos, mesmo é claro em sistema de ordenha mecânica!



    Bruno Campos de Carvalho disse:

    Boa noite a todos.

    Letícia, ótimo fórum. Contribuindo com algumas dúvidas, posso dizer que a Epamig vem desenvolvendo o programa F1, há mais de 10 anos, com sucesso na ordenha com bezerro ao pé e com um leite de ótima qualidade. E os bezerros produzidos são vendidos à desmama (machos e fêmeas), em um sistema de cruzamento terminal. Ou seja, mantem-se apenas um grau de sangue no rebanho. Muitos produtores acreditam que o bezerro  na sala de ordenha é um problema, quando na verdade precisamos ajustar o manejo de ordenha em função da presença do bezerro! Em pequenos e médios rebanhos é possível ajustar o manejo de ordenha e manter o bezerro ao pé, o que é muito mais difícil em grandes rebanhos, em que a solução é realmente a ordenha sem bezerro. Quanto ao uso da ocitocina, acho que estamos procurando soluções fáceis para corrigir nossos problemas de mão de obra. Quando o ordenhador é bom e existe uma adaptação da novilha antes do parto ao manejo de ordenha, a novilha desce leite.

    Abraço

This reply was deleted.