Respostas

  • Olá Diego,

    Agradeço pela sua contribuição. Já li muito sobre o milho nervura marrom e principalmente sobre o sorgo na Hoard's Dairiyman. Gostaria de saber mais sobre o sorgo nervura marrom aqui no Brasil, se ainda está apenas em testes ou se já tem sementes disponíveis no mercado. E quanto ao milheto? Este também tem o gene BMr?

  • Caros;

    Bom dia!

    Mais algumas considerações a título de curiosidade:

    Numa pesquisa rápida no Google, é possível encontrar muitas empresas que trabalham com sementes BMr, principalmente nos EUA, na Austrália e a na Nova Zelândia. Não por acaso, estes países são destaque também na produção de leite.

     

    Milho BMr no mercado norte-americano (Pioneer)

    Brown mid-rib (BMR) hybrids

    BMR silage hybrids have been available in the USA for many years. While they have more digestible fibre, previously available BMR hybrids have not been popular with growers because they produce lower drymatter yields and generally have poorer agronomic performance. Pioneer have developed BMR silage hybrids that combine the BMR fibre digestibility advantage with excellent yields, high starch content, strong drought tolerance and a robust disease resistance package.

    Milho BMr no mercado norte-americano (Dow Agroscienses/Mycogen Seeds)

    Increase the possibilities for your dairy to profit, by feeding Mycogen® brand BMR corn silage:

    • Average of 4.8 pounds more milk production per cow per day
    • Feed less grain in the ration
    • Potential return on investments of up to 10:1

    Bred for maximum digestibility, high milk production and yield:

    • Brown midrib (BMR) — a naturally occurring gene mutation
    • Less lignin in the cornstalk — higher fiber digestibility
    • Higher digestibility — greater dry matter intake (DMI) and more milk

    A princípio, parece haver muito mais citações, também em sites estrangeiros, envolvendo Sorgo BMr do que Milho BMr.

    Att

  • Caro Ronaldo;

    Boa tarde!

    Muito pertinente a sua pergunta. Meus parabéns!

    Recapitulando:

    Em 2010 a Embrapa lançou uma cultivar de sorgo do tipo corte e pastejo com a presença do gene BMr (BRS 810). O gene BMr (Brown Midrib ou nervura marrom) confere as plantas a presença de uma nervura central em suas folhas e está correlacionada com um menor teor de lignina, um dos principais componentes da fibra vegetal e responsável pela rigidez, impermeabilidade e resistência a ataques de micro-organismos e mecânicos aos tecidos vegetais. No entanto, por mais necessária que seja à sobrevivência das plantas, altos teores de lignina dificultam o consumo de forragem por parte dos animais, influenciando, negativamente, a produtividade animal, já que altas concentrações tornam mais lenta a passagem do volumoso pelo rúmen.

    O BRS 810 BMr apresenta baixos índices de FDN (Fibra em Detergente Neutro), o que está correlacionado com o preenchimento do rumen e sensação de saciedade, ou seja, quanto menor a porcentagem de FDN, maior será o consumo pelo animal. Além disso, o BRS 810 BMr possui baixos índices de FDA (Fibra em Detergente Ácido). Quanto menor o teor de FDA, maior a digestibilidade da planta pelo animal. Baixos índices de FDA e FDN se traduzem em ganhos na produção de carne e leite.

    A proporção de grãos na planta e sua elevada digestibilidade têm grande influência no valor nutritivo da planta de milho, entretanto, a contribuição da fração vegetativa é significativa e mudanças na sua composição tem sido objetivo dos melhoristas para se obter uma silagem de qualidade. Em se mantendo a produção de grãos, o aumento da digestibilidade do colmo promoverá o aumento do valor nutritivo da silagem. A identificação do gene BMr, responsável pela redução de até 40% do teor de lignina no colmo, é um exemplo de trabalho bem sucedido nesta área. O desenvolvimento de cultivares com esse gene resultou em aumentos na digestibilidade de fibra, em energia e no consumo da matéria seca.

    A obtenção de altas produções de grãos em plantas com baixo teor de lignina é dificultada pelo fato de que o aumento da produçõa de grãos é acompanhado por aumento da lignificação, que, por sua vez, confere maior rigidez à haste, reduzindo o acamamento de plantas.

    O desenvolvimento de cultivares do tipo BMrsão mais comuns no sorgo. No entanto, lendo a sua pergunta, fiz questão de me atualizar no assunto e questionar junto aos colegas pesquisadores do NRGC (Núcleo de Recursos Genéticos e Cultivares), nossos "Melhoristas de Milho" da Embrapa Milho e Sorgo se existiam linhas de pesquisa neste sentido dentro da Empresa ou mesmo se eles tinham conhecimento de outros trabalhos desta natureza por parte de outras empresas no Brasil.

    A resposta: Neste momento, não existe nenhum trabalho envolvendo o gene BMr no milho sendo conduzido pela Embrapa.

    De um modo geral, cultivares do tipo BMr normalmente apresentam baixa produção de grãos e maior taxa de acamamento das plantas, não sendo economicamente competitivas. No entanto, estes efeitos indesejáveis tem sido reduzidos e cultivares com essa característica genética tem sido disponibilizadas, especialmente no mercado de sementes norte-americano.

    Espero ter colaborado!

    Att

     

     

     

     

This reply was deleted.