Respostas

  • Se a sua pergunta for acerca de validade do leite tipo A , normalmente após o processo de pasteurização e  homogeneização é de 10 dias contados da data de sua produção e embalagem. Os demais fabricantes de leite pasteurizado por se tratarem de leites coletados em diversas propriedades normalmente concedem uma validade que não excede a 5 dias. Em países do primeiro mundo onde o leite é de uma qualidade bem superior, a validade gira em torno de até 20 dias. Lembrando que leite tipo A é aquele produzido por um único rebanho, que se enquadra nas norma IN62. Quando se trata de leite coletado em diversas propriedades o mesmo deixa de se enquadrar em leite tipo A e não tem nenhuma classificação específica.

  • Olá Melina,

    Concordo com o nosso amigo Edson, quando se busca informações sobre o que é leite do tipo "A", o que podemos verificar é que o leite é envasado logo após a ordenha, ou seja, ñ existe armazenagem. O produto é envasado diretamente após a ordenha e sem contato com o ambiente.

    Espero ter ajudado,

    Roney

  • Ola Melina,

    Se vc se refere ao armazenamento antes do envase, segue:

    I.N. 62

    3.3.5.2 

    Não deve ser aceito pelo SIF o resfriamento do leite pasteurizado pelo sistema de tanque de expansão;

    No meu entendimento, o leite com finalidade de certificação "Tipo A", somente poderá ser armazenado após o seu envase. Caso vc consiga maiores informações, por favor me avise, temos um custo elevado realizando dois envases por dia, oriundos de 02 ordenhas.

    Atenciosamente

    Edson

  • Oi Melina!

    Bom dia! Também não vi nada específico sobre tempo de refrigeração do leite em tanque para propriedades que fabricam o leite tipo A. Acredito que essa informação não esteja especificada porque nestas propriedades, o leite é pasteurizado imediatamente após a ordenha, e resfriado a 4ºC pós-pasteurização. Mas vou procurar saber com mais detalhes e te aviso. Eu sou veterinária e trabalho na Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora, no Núcleo de Saúde Animal e Qualidade do Leite. 

    Um abraço!

    Letícia.

  • Olá Leticia!

    Tudo bem sim e vc?

    Muito obrigada mais uma vez pela orientação.

    Já li a N 62 e N51 umas 4 vezes, muito boa as informações e de grande importância, porém não vi nada sobre o tempo para refrigeração deste leite em tanque de armazenamento. Caso consiga alguma informação por favor me manda..

    Trabalha na área de leite?

    Abraços 

  • Olá Melina!

    Tudo bem?

    Quando falamos em leite tipo A estamos nos referindo aquele leite produzido, pasteurizado e envazado em propriedade rural. Conforme definição da Instrução Normativa 62, "entende-se por Leite Pasteurizado tipo A o leite classificado quanto ao teor de gordura em integral, semidesnatado ou desnatado, produzido, beneficiado e envasado em estabelecimento denominado Granja Leiteira". Ainda segundo a IN 62, "Granja Leiteira é o estabelecimento destinado à produção, pasteurização e envase de leite Pasteurizado tipo A para o consumo humano, podendo, ainda, elaborar derivados lácteos a partir de leite de sua própria produção". E a granja leiteira para ser classificada como tal, necessita de uma infraestrutura diferenciada.

    Quanto a refrigeração, a IN 62 cita que o leite, após a pasteurização na granja leiteira, deve ser resfriado a 4°C até ser transportado para os pontos de venda, supermercados, etc. Segue anexo a IN 62!

    Abraço,

    Letícia.

    IN62.pdf

  • O ideal é que esse processo seja instataneo, mas se não for possivel deve-se ficar estocado o minimo de tempo possivel 

     

     

     

     

     

     

     

     

This reply was deleted.