Muito já foi discutido, e não restam dúvidas sobre a responsabilidade do produtor em produzir leite com qualidade. Na rotina da propriedade, o rápido armazenamento do leite no tanque de resfriamento é uma das tarefas a serem cumpridas: quanto mais rápido for o resfriamento, menor será a multiplicação de bactérias. A adequada higienização do tanque também é outra etapa imprescindível para manter a qualidade do leite obtido na ordenha.

Mas e no caso de tanques coletivos de armazenamento? Os chamados tanques comunitários? O manejo é o mesmo? É possível manter a qualidade do leite? Algumas dificuldades relatadas desse sistema são:

- "o leite dos produtores se mistura, então, não adianta produzir com qualidade se o vizinho não tem o mesmo cuidado na ordenha";

- "propriedades afastadas do local do tanque ou produtores que demoram para transportar o leite, o que aumenta o período sem refrigeração";

- "falta ou inadequada higienização dos latões e do próprio tanque de resfriamento". 

Para todos esses desafios, duas respostas caminham juntas: consciência e responsabilidade de cada produtor; e informação técnica disponível para os envolvidos (principalmente produtores, responsáveis pelo tanque comunitário e transportadores de leite).

Para contribuir na divulgação dessas informações técnicas, a Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ) e a Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora/MG), em parceria com cooperativas de laticínios e Emater (MG e RJ) lançaram, esse mês, o "Manual de manutenção da qualidade do leite cru refrigerado armazenado em tanques coletivos para produtores, técnicos, transportadores e coletadores de amostras de leite". A publicação tem como objetivo orientar sobre as práticas a serem adotadas pelos produtores e responsáveis por tanques para a manutenção da qualidade do leite até a sua coleta pela indústria.

São muitas as experiências positivas no uso do tanque coletivo de resfriamento de leite quando se aliam responsabilidade e informações técnicas corretas.

O manual está disponível para download no link: https://www.embrapa.br/gado-de-leite/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1087771/manual-de-manutencao-da-qualidade-do-leite-cru-refrigerado-armazenado-em-tanques-coletivos-para-produtores-tecnicos-transportadores-e-coletadores-de-amostras-de-leite

Qual a experiência de vocês com tanque coletivo de resfriamento de leite? Os produtores conseguem atender aos requisitos de qualidade?

Participem!

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Caros participantes deste forum. O projeto voltado a estabelecer procedimentos visando a melhoria de qualidade do leite em tanques coletivos preparou outro documento. É o folder MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE CRU REFRIGERADO ARMAZENADO EM TANQUES COMUNITÁRIOS. Disponível acessando http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1092302. Mais um produto está no forno. É uma cartilha com o mesmo objetivo, rica em imagens que envolvem também os cuidados pessoais para trabalhar nos tanques de resfriamento de leite. 

  • Olá Letícia!

    Parabéns pela abordagem do assunto!

    Quando eu afirmei é porque eu já trabalhei com uma Associação(42 associados) e só tivemos problema uma única vez. Porém, o cidadão foi banido do Grupo sem chance de retornar. Nesta hora é que você tem de ser firme e tomar a decisão certa na hora certa. Queira ou não tem de ser radical. 

  • Olá José Antônio!

    Concordo com você. Podemos influenciar positivamente o vizinho, o colega, quando mostramos que é possível fazer. No caso da qualidade do leite, bons exemplos de higiene na ordenha, de cuidado com os utensílios, de refrigeração rápida do leite; tudo isso pode ser incentivado entre produtores de um mesmo tanque. Mesmo porque, o leite, ao final, será um só. Então, essa conscientização e fortalecimento dos grupos que vc citou é realmente, muito importante. 

  • Bom dia, Participantes!

    Ótima a pergunta. 

    Eu digo que sim. Desde que tenha um trabalho de educação continuada, no sentido da conscientização sobre a importância de se trabalhar em grupo e conscientizá-lo de que a qualidade do leite é feita na ordenha e no bom manejo dos animais. Com este trabalho, sem dúvida, o grupo poderá produzir e oferecer um leite de ótima qualidade, como outro qualquer. Questão de conscientização e fortalecimento dos grupos. Temos de acabar com a ideia de que o individual é o melhor. 

  • Que bom que gostou, Luciano! Estamos a disposição. A parceria entre ATER e Embrapa é fundamental para conseguirmos mudar e melhorar a realidade do campo.

    Luciano Peixoto de Campos disse:

    Excelente idéia, execução e apresentação.
    Será muito útil para a ATER.
    Grato a todos.
  • Ótimo exemplo, Sergio! Quanto mais informação os produtores tiverem, melhor será a qualidade do leite.

    Sergio Rustichelli Teixeira disse:

    Letícia, boa iniciativa lançar esta discussão, as vezes boa intenção não leva a bom resultado.

    Um produtor, responsável por higienização de tanque coletivo, esfregou com material duro/abrasivo a parede do tanque achando que limparia melhor. Na boa intenção acabou causando ranhuras no aço, isso da oportunidade para desenvolvimento de microrganismos nessas ranhuras, um biofilme. Isso também pode ocorrer em tanques individuais. Busque sempre orientação tanto para a higienização (Manual citado) quanto na compra do tanque. Pode ocorrer também do aço do tanque não ser o mais resistente, há normas de fabricação. 

  • Excelente idéia, execução e apresentação.
    Será muito útil para a ATER.
    Grato a todos.
  • Letícia, boa iniciativa lançar esta discussão, as vezes boa intenção não leva a bom resultado.

    Um produtor, responsável por higienização de tanque coletivo, esfregou com material duro/abrasivo a parede do tanque achando que limparia melhor. Na boa intenção acabou causando ranhuras no aço, isso da oportunidade para desenvolvimento de microrganismos nessas ranhuras, um biofilme. Isso também pode ocorrer em tanques individuais. Busque sempre orientação tanto para a higienização (Manual citado) quanto na compra do tanque. Pode ocorrer também do aço do tanque não ser o mais resistente, há normas de fabricação. 

This reply was deleted.