Irrigação de pastagem

Boa tarde.

Gostaria de saber se alguém  trabalha com irrigação de pastagem, pois gostaria de dimensiona uns piquetes, e gostaria de saber o custo real de implantação de um projeto de irrigação.

Também gostaria de saber qual o custo de manutenção da pastagem irrigada e da irrigação.

Alguém tem essa respostas ai.

atenciosamente

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • POR FAVOR, ONDE CONSIGO COMPRAR A MANGUEIRA DE 2"? MORO EM SÃO MATEUS, TERIA QUE COMPRAR PELA INTERNET, AQUI SÓ ENCONTREI DE 1".

    Sidney Alves Bastos disse:

    Bom,

    eu tenho irrigação de pastagem em Jandáia. Não é toda a área que preciso pois fui implantando aos poucos.

    hoje devo estar com uns 3.000 m². A irrigação foi usando aspersores super 10. A bomba é de 3CV, monofásica.

    O maior custo seria de tubulação e usei mangueira de 2 polegadas na superfície. Não enterrei.

    Já tenho 4 anos de funcionamento. O que eu gasto hoje é com manutenção. Ontem mesmo busquei a bomba pois o selo estragou. 80,00 para arrumar. Energia fica até barata pois ligo por 3h diárias e pago 70,00 por mês.

    Também tem como inserir adubo na água. O pasto irrigado está ruim pois acabou sendo a ultima alternativa e foi muito consumido. Agora quando eu expandir vai dar para fazer um bom manejo.

    O controlador da irrigação foi eu mesmo que fiz, pois trabalho com eletrônica. Tem sensores de chuva e umidade.

    Qualquer coisa vai descrevendo suas dúvidas ou os passos que quer seguir que vamos discutindo cada um.

  • Estamos aqui para o que pudermos ajudar.

    Faça perguntas e mostre o máximo de informação que tiver,ok.

    Se não esclarecer o jeito é procurar um técnico no local.

  • Alguém pode me ajudar com irrigação

  • Temos no Emater-Paraná um colega muito atuante nesta atividade irrigação de pastagem, seu nome: Valdir Koch.

    Mande um e-mail para ele e diga que foi o Bortoluzzi da Unidade de Medianeira-Pr que indicou o nome dele para vc ir complementando informações.

    Abraço

    José Luiz Bortoluzzi - Emater-Medianeira-Pr

  • Renato, 

    Ainda não comecei a irrigação não, mas agradeço sua participação e com certeza vou providenciar as medidas necessárias ai para a sua ajuda,

    atenciosamente

  • Rosicleiton

    Voce ja iniciou seu projeto de irrigação.

    Caso contrario, voce precisa saber alguns itens para orientar o projeto:

    Tamanho da área a ser irrigada

    Quantidade de água disponivel

    Altitude e distancia do local de captação, topografia do tereno

    Tipo de capim existente

    Quantidade de animais 

    Temos condições de montar um projeto para qualquer tamanho, com orçamento

    sds

    Renato

  • Rosicleiton, boa tarde

    Voce ja começou a implantar o sistema de irrigação.

    Para responder as suas perguntas, preciso saber:

    Qual a quantidade de água disponivel. 

    Qual a altitude da propriedade e a topografia

    Qual distancia da captação e água até o pasto a ser irrigado.

    Qual o tamanho da área a ser irrigada.

    Mediante estes dados podemos fazer um projeto

    sds

    Renato

  • Obrigado, Ronaldo.

    A dica e bem valida. o senhor trabalha com irrigação de pastagem.Pois estou com muita dificuldade também em relação a aspersores, pois qual a distância que ele joga e qual o melhor. pois o que eu vi tem apenas um raio de 10 metros.

    atenciosamente.

  • Caro Rosicleiton,

    Se for montar irrigação, primeiramente procure um engenheiro competente para fazer o projeto, depois não fique buscando muita economia que vai custar caro depois. Não use mangueira preta, e nem enterre a tubulação em risco de arado ou sulcador, enterre com pelo menos 80 cm de profundidade. O custo fica alto no inicio mas compensa, pois não vai ter dor de cabeça no futuro, uma retro escavadeira com um bom operador rende um hectare em 20 horas de serviço para uma distancia de 18x18 metros entre aspersores.   

  • Sidney ,quais as informações que preciso ?

    Sei que o desnível máximo é de 90m , distância máxima 300m e área de 2ha

    Agradeço sua boa vontade em ajudar .

    Se me permitir vamos nos falando e você vai me ajudando.

    Poderia me passar o contato do fornecedor da bomba ?

    Abraços

This reply was deleted.