Irei começar um rebanho de leite

Ola para todos, 

Vou formar em Eng Agronômica esse ano e estava pensando em começar um rebanho leiteiro. Tenho uma propriedade em Andradas sul de Minas Gerais e também já trabalhei com gado de leite la. Atualmente temos pouco mais de 20 cabeça de gado de corte. 

Esse ano comecei a buscar muita coisa sobre rebanho de leite e estou animado para começar. O problema so é que tenho que construir as instalações iniciais e formar pasto, pois meu manejo seria gado a pasto, com volumoso no inverno, que seria a capineira. Gostaria de dicas, opiniões dos companheiros, pois sei que o mercado é difícil, mas estou com muita vontade de começar.

Estava pensando de começar pequeno, com cerca de 10 vacas Jersey, realizando inseminação artificial, a pasto, com concentrado dado de forma racional, e iria fazer o queijo, e do soro a ricota.

Se puderem mandar textos, artigos, tudo que possa me ajudar ficaria grato.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Aow rapaz que massa hein!

    Iniciando a jornada. Eu também estou iniciando, mas não por conta prórpria - digamos assim - e sei bem como é querer ajuda da galera pra ter os direcionamentos. Para mais detalhes da minha situação, olhar minha aprsentação do perfil aqui.

    Vejo que você já vai por um bom caminho: "10 vacas Jersey, realizando inseminação artificial, a pasto, com concentrado dado de forma racional, e iria fazer o queijo, e do soro a ricota."

    Eu recomendo você a incluir num planejamento duas coisas: BIODIGESTOR das bostas das vacas e fertilização-irrigação de pasto via aspersores. No inverno, inclusive, seu trabalho é reduzido - ou anulado - para manter a produtividade.

    Recomendo também procurar a Casa da Agricultura da sua região e ir sempre consultando cursos pertinentes pelo SENAR. (grátis) EMBRAPA (melhoramento genético de gado leiteiro - $30). Por fim recomendo cursar o EMPRETEC pelo sebrae (sai uns $1500) para ter mais e melhores noções de comportamento de um emrpeendedor.

    Enfim, pesquise sobre tudo que lhe falei pra estar com mais informações. Também estou disponível a conversar no privado.

  • Estou nessa tb, estamos em fase de planejamento (análise de solo, orçamentos e pesquisa de campo).

  • Eu tambem!

This reply was deleted.