Iniciando na atividade leiteira

Olá pessoal, tudo bem?

Eu me chamo Eduardo Primon Taveira Freitas, casado, sou agrônomo, e trabalho hoje com terceiro em uma empresa multinacional. Minha esposa é zootecnista, mas atualmente está desempregada.

 

Eu sempre tive contato com fazenda, roça, etc. Minha família é de origem rural, escolhi fazer agronomia por causa disso também. A família do lado do meu pai, trabalha com pecuária leiteira a muitos anos, hoje infelizmente trabalham quase no sistema extrativista, só não é extrativista que quando nós temos um tempo vamos lá pra dar uma ajuda. Eu queria muito mudar essa realidade e realizar um sonho de trabalhar com a pecuária leiteira. Hoje infelizmente eu trabalho como assalariado em uma empresa, porque não tenho condições para investir em uma na produção de leite, que no caso é comprar animais, melhoria da estrutura, etc. Porém esse sonho um dia eu vou realizar, se Deus quiser!!!

 

Eu queria saber como que eu posso começar nesse ramo? O investimento inicial? Quantos meses ou anos para começarem a ter o retorno? 

 

A minha família possui uma propriedade, e eu gostaria de trabalhar com leite e viver de leite, mas eu quero fazer isso de forma bem pensada e estudada para que eu posso trabalhar de acordo com os meus passos, com minha realidade, sem fazer loucuras e acabar colocando esse meu sonho por água a baixo.

 

A minha região é Patrocínio Paulista/SP. Fica a uns 13km da cidade a propriedade. Na verdade eu estava pensando em arrendar a terra do meu tio, que é vizinho das terra de minha família, pois lá já tem uma estrutura já iniciada para produção de leite. Nas terras do meu tio deve ter aproximadamente 40 ha. Nesses 40 ha estão divididos em: pastagem, milho para silagem, uma área que ele arrendou para eucalipto e reserva. Porém eu não sei se é viável esse arredamento!

Na terra da nossa família é uma área de uns 45 ha, porém é uma área mais acidentada. Atualmente o meu pai arrenda para eucalipto e cana-de-açúcar.
Gostaria de algumas opiniões.
Muito obrigado pela atenção.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Olá pessoal!

    Quero agradecer à todos que puderam colocar suas experiências e conselhos para iniciar na atividade leiteira.

    Gostaria de saber se tem algum contato de propriedade aqui na minha região (Patrocínio Paulista/SP) ou no Sul de minas, para eu possa fazer uma visita nas propriedades?

    Grato pela atenção de todos.

    Att,
    Eduardo Primon Taveira Freitas
  • Prezado Eduardo,

    compartilho o texto em anexo "Planejamento da atividade leiteira: sugestões para os produtores iniciantes"

    Sugestões para prod iniciantes.pdf

  • Boa Noite Companheiro

    Tudo o que já lhe escreveram sobre a atividade neste fórum está correto.

    Discordo entretanto de que para uma pessoa com a sua formação e também de sua esposa, que devam fazer o bê-a-bá de produzir leite que seria o projeto Balde Cheio.

    O mesmo é para quem não tem conhecimentos mínimos do que é a nossa atividade. É coisa para leiteiro.

    Minha sugestão: - Avalie sua possibilidade de ousar na pecuária de leite, pense em fazer um Pronaf, dedique-se muito em adquirir conhecimentos de nossa atividade.

    Mentem aqueles que dizem que nossa atividade é desestimuladora.

    Sou médico veterinário, produtor de leite em sociedade com um amigo, pagamos arrendamento pela terra e estrutura que usamos e estamos investindo muito em conforto para melhor desempenho de nossas vacas.

    Por fim, se decidir comprar vacas, jamais esqueça que vacas de baixa produtividade, vão roubar seu dinheiro.

    Busque uma raça pura. Para trabalhar com animais cruzados com zebuínos, só se for de algum criatório selecinador idôneo ( são poucos hein! ), ou vc. vai ter uma surpresa desagradabilissíma.

    O mote de que animais cruzados são resistentes a ectoparasitas, calor, toda aquela balela de vendedores, já se exauriu diante de muitos trabalhos de pesquisa publicados.

    Compre vacas que produzam muito, que tenham persistência de lactação, examinadas ginecológicamente por um mdico veterinário de sua confiança, vá na fazenda assistir a total ordenha das vacas no dia anterior e acompanhe a ordenha do dia seguinte.

    Não preocupe-se se usam BST, vc. tb. vai usar, acredite! ou estará jogando a possibilidade de produzir mais, água abaixo.

    Adquira o máximo de conhecimento e capacite-se, pois vai precisar e muito.

    Era isso. Estamos em GYN, ao seu dispor se desejar nos visitar.

    Luis Einar Suñé, Agropec. Chembaé, Piracanjuba-GO.

    einarsune@hotmail.com - agropecuariachembaeadm@gmail.com

    62 9964 0050

    Sds 

  • bom dia!

    aproveitando a pergunta do Sr. Eduardo gostaria de fazer uma pergunta pois também penso em ingressar na produção de leite e não entendo nada:

    Navegando pela NET vi projetos como BALDE CHEIO que aparentemente dão a faca e o queijo na mão dos produtores e mesmo assim, aqui mesmo nesse forum, poucos parecem utilizar essa tecnologia e aparentemente estão "reclamando" da atividade.

    Por que mesmos com vários conteúdos na internet ensinando sobre genética, alimentação, infra estrutura e etc, existem produtores descontente com a atividade, o que não esta dando certo? Culpa do Mercado? Culpa do Produtor? no geral é viável produzir leite? o que esta acontecendo com o mercado leiteiro? porque a maioria dos post expõe uma visão negativa do negocio?

    att
  • Prezado Eduardo,

    tem um fórum na Rede com várias considerações sobre o início na atividade leiteira. Acredito que seja útil para seu caso:

    http://www.repileite.com.br/forum/topics/iniciando-a-atividade-leit...

  • Bom dia Eduardo.

     Eduardo, são varias coisas que penso que você e sua esposa precisam para montar um planejamento de uma fazenda de produção de leite com beneficio/custo adequado, coisa que não será  difícil pois são profissionais da área, mas vou tentar ajudar em alguns pontos:

    1º -Visitar um maior nº possível de propriedades, não importando o sistema de produção /volume de leite produzido.

    2º - Levantar os dados de potencialidade de sua propriedade.

    3º - Levantar disponibilidade/qualidade  de mão-de-obra

    4º - Planejar a fazenda toda, mas começar menor seguindo o planejado até chegar o limite.

    5º - Faca infraestrutura  funcional para sua condição e não copie outras, porque cada caso é um caso.

    6º - Acredite no seu negocio  e tenha os pés sempre no chão.

    7º - Nunca esqueça dedicação total

    8º - Converse com profissionais experiente antes de iniciar seu processo.

     

This reply was deleted.