O diretor do Departamento de Produção Animal do Ministério da Agricultura, Luiz Carlos de Oliveira, explicou os motivos do adiamento.

"É preciso avançar no treinamento dos produtores, é preciso melhorar a infraestrutura de produção com a eletrificação rural para que o leite possa ser refrigerado na propriedade, é preciso investimento em refrigeração coletiva de pequenos produtores, que não atingiu o ideal, e o governo não quer deixar os pequenos produtores fora do sistema. Por parte das indústrias, em que pese algumas ou muitas, pagarem pela qualidade adicional, não houve uma ampliação e não há um sistema organizado de pagamento por essa qualidade. É preciso que a indústria formalize um compromisso sistêmico de pagamento ao produtor, uma transferência de renda pela melhoria da produção".

 

Fonte: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/07/governo-adiou-por-seis-meses-o-inicio-da-vigencia-da-portaria-51.html

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Luiz Carlos. Tudo isso é correto.  Lembro ainda que existe ainda mais alguns pontos fundamentai: as estradas vicinais, a assistência técnica deficiente, a educação do produtor e a baixa organização do setor.De nada adianta termos essa consciência se não houver uma conversa com toda cadeia e distribuição de papéis para que todos façam a lição de casa, porque a realidade é que cerca de 70% dos produtores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste não estão de acordo com a IN 51 e não vão ser seis meses que vão colocá-los em condição de atender a normativa. Espero que o MAPA coordene este trabalho com apoio das Secretarias de Agricultura.
This reply was deleted.