A Embrapa Gado de Leite publicou no Diário Oficial na última quarta-feira (16), o edital de chamamento público para seleção de empresa ou consórcio de empresas para desenvolver parcerias nas pesquisas genômicas destinadas ao melhoramento genético dos bovinos leiteiros das raças zebuínas.

O objetivo é gerar dentro de, no máximo, dois anos uma ferramenta de seleção genômica para as raças Gir Leiteiro, Girolando e Guzerá. Segundo o supervisor do Setor de Prospecção e Avaliação Tecnológica da Embrapa Gado de Leite, Denis Teixeira da Rocha, essa é a primeira vez que a Embrapa realiza esse procedimento para atrair recursos externos destinados ao financiamento das pesquisas.

"Além de selecionarmos o melhor parceiro para a finalização das pesquisas, esta também é uma maneira de nos unirmos à iniciativa privada para acelerar a chegada do produto final ao mercado, consolidando o processo de inovação", diz Denis. A expectativa é que sejam aportados cerca de R$ 3 milhões, além da disponibilidade de equipamentos e profissionais especializados, para trabalhar no projeto de seleção genômica das raças zebuínas para leite. Dez empresas multinacionais já demonstraram interesse em atender ao 'chamamento público'.

O projeto prevê a identificação de genes de interesse econômico para a pecuária de leite de cerca de 10 mil animais. E segundo a assessoria da Embrapa, os trabalhos serão concluídos com o desenvolvimento de uma ferramenta de seleção genômica que irá identificar touros e vacas de maior potencial genético para produção de leite e resistência a várias doenças transmitidas geneticamente.

A empresa parceira no processo de desenvolvimento da tecnologia, terá prioridade na utilização comercial da ferramenta, pagando royalties para a Embrapa e para as associações de produtores envolvidas.

A matéria é do MilkPoint com informações da assessoria de imprensa da Embrapa.http://http://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/racas-e-genetica/embrapa-aposta-em-parceria-publicoprivada-para-impulsionar-o-melhoramento-genetico-do-rebanho-de-bovinos-leiteiros-79158n.aspx

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –