Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

E o uso de Homeopatia nos animais leiteiros ? Quem é contra ? Quem é a favor ? Porquê?

Existe muita discussão sobre o assunto, e assim como a adubação foliar em lavouras, também a homeopatia me parece que tem defensores mas muito poucos trabalhos científicos que comprovem a eficácia.

Discordância entre produtores também são frequentes.

No trabalho do PAS Leite costumo dizer aos que são usuarios e defensores da homeopatia que : uma excelente higiene somado a homeopatia com certeza trará resultados na diminuição de CCS e CBT.

Exibições: 4815

Responder esta

Respostas a este tópico

Rs, mto boa!  Faz muito bem em exigir resultados científicos, tomara outros fizessem o mesmo. Aluno meu queria mexer com isso, propus a ele fazer uma revisão bibliográfica, e achou apenas UM trabalho em que homeopatia aparentemente funcionou. Os defensores deveriam mostrar as evidências científicas.

Sou apenas um produtor de leite, sem títulos acadêmicos. 

Usei homeopatia durante alguns anos, até que o custo dos produtos afastou-me por completo, além de uma série de problemas aqui na propriedade (não ligados aos produtos).

Tinha bons resultados, tanto em controle de carrapatos como no de mastite. 

Voltei a usar homeopatia desde o início desse ano, inicialmente para carrapatos e de algumas semanas para cá também para controle de mastite.

Sobre a mastite é cedo, mas tenho uma vaca em tratamento a respeito da qual pretendo escrever proximamente. 

Quanto aos carrapatos: desde o início do período de controle do produto (que começa 30 dias depois do início da utilização), fiz apenas um banho carrapaticida, apesar do calor e das chuvas. 

Trocando em miúdos: começamos a usar o produto no dia 4 de janeiro. No dia 7 fizemos uma aplicação (que já estava prevista) de um produto convencional, pour on. Depois disso, somente há duas semanas, por volta do dia 20 de fevereiro, fizemos um novo banho carrapaticida, com um produto mais comum, de baixo custo. Isso porque algumas vacas, cerca de 1/3 delas, estavam com número razoável de parasitas. Curiosamente, muitos apresentavam a quitina num estado diferente do normal.

Entre outubro e novembro estávamos aplicando carrapaticidas numa base quinzenal, às vezes até menos. Nesses quase 100 dias de 2013 fizemos somente duas aplicações, a segunda de baixo custo.

Para mim está funcionando.

Mesmo sem o aval da academia.

Boa tarde.

Ainda não sou produtora, mais breve estarei junto ao mercado, e farei uma produção orgânica de leite.

Fui criada com homeopatia e criei meus filhos e agora meu netinho também ja esta na homeopatia,  curei um cavalo com problemas no boleto, inflamação causada por ponto de fogo..absusrdo...,mais consegui curá-lo.

Então tenho vários motivos para saber que além de dar qualidade de vida aos animais ,estarei fazendo um produto de qualidade para atender a meus consumidores.

Sou a favor e fico muito feliz de estarem tendo essa consciência para cada vez mais pensar no bem estar comum a todos animais e pessaos.

abraços a todos. Isa maria

Onde estão as provas cientificas da eficácia destes produtos? Do que realmente são feitos? Quais as garantias o fabricante oferece? 

prezados,

Qual o produto homeopatico usado para mastite e carrapato?

Produtos existem diversos, aqui para nós no leste de Mato Grosso os que tem maior aceitação são da Real  H, empresa de Mato Grosso do Sul.

Acredito que o alcance é mas regionalizado.

Inclusive a médica veterinária Denise Telles, da RealH, me repassou os  arquivos que compartilho com vocês.

Anexos

Prezado Marco

Este ano começamos a trabalhar com homeopático em uma unidade demonstrativa do programa MINAS LEITE, devido a problemas de saúde do produtor em contato com alguns produtos químicos (quase todos). Vamos ver os resultados ate o final de 2013.

Atenciosamente

Thiago Pinel 

Quem bom, por um ponto , pena que essa consciêntização poderia ser de outra forma, não pelo estado de saúde do produtor , mais sim pela importância da qualidade de vida ,dele,  de sua familia  e dos animais.

Mais já é um começo, e tenho a certeza que vai fazer a diferença em todos os aspectos.

Desejo um ótimo restabelecimento ao proprietário. E muito sucesso.

abraços : Isa Maria

Prezada Isa Maria

Concordo plenamente com suas palavras. Mas infelizmente nem todos produtores tem consciência disso. Querem resultados rápidos (milagres), usam medicamentos não recomendados para atividade leiteira etc... Só tem "consciência" quando ataca a saúde (obrigado a fazer). Este produtor tem intoxicação por carrapaticida, existem produtos que se forem aplicados no rebanho nem na propriedade ele pode ficar.

Atenciosamente

Thiago Pinel

 

Prezado Thiago,

Nem sempre o queremos é um milagre, muitas vezes é questão de não poder esperar. Imagine uma vaca com mastite ambiental, ou trata imediatamente com antibióticos ou perde a vaca. Igual pneumonia em humanos, se não usar antibióticos corre-se o risco de morrer, eu usaria um homeopático para uma gripe em minha filha, mas no caso de pneumonia jamais correrei o risco de ver ela morrer. Pense nisto.   

Ainda exixste muito preconceito a respeito da homeopatia, como fui criada com ela ,criei meus filhos também e meu netinho também,como ja tinha falado.

A idéia de ser um tratamento lento, é uma questão de visão, pois temos que estar sempre atento a qualquer estado clínico do animal , para não chegar ao ponto da aplicação do antibiótico, que tem até na homeopatia, so que a diferença é que não vão perder o leite.

Comece amigo Ronaldo,já tive exemplos  dentro de minha familia e até com um cavalo meu, que quando veio para mim já tinha mais de 10 anos de inflamação calcificada ( antigo ponto de fogo) nos boletos, e foi a homeopatia que fez ele voltar a parar de mancar e saltar.( medicação dada pela veterinária dele Dr. Paula Guttmam)

Agora vou só dar um pequeno aviso ( a homeopatia realmente não vai fazer milagre em um organismo cheio de antibióticos, por isso a ingestão aos poucos vai conseguir eliminar as células ruins que estão danificadas, pelas células boas e assim até eliminar tudo do organismo, e só sobrar as boas onde o organismo vai criar suas próprias defesas e a homeopatia entrar para ajudar a própria natureza.)Isso é que posso passar a todos, não vejo a hora de começar.

Desejo muito sucesso a tdos.

abraços Isa Maria

Boa Tarde a todos,

Apenas uma consideração.

Penso que a questão não é apenas se a homeopatia funciona mesmo ou não.

Pessoalmente já me tratei com homeopáticos e tive casos onde o tratamento foi bem sucedido. No entanto, é importante lembrar que no nosso caso o homeopara indica um tratamento individual, baseado nos sintomas e no organismo.

Já no caso de tratamento para animais de produção, é indicada uma fórmula única para um rebanho, e, com isso, a situação já fica completamente diferente. Neste caso o tratamento é muito menos específico, o que pode ser um fator de impacto nos resultados.

Realmente não existem muitos trabalhos científicos sobre o uso de homeopáticos em animais de produção, mas fica o desafio para aqueles que estão na área de pesquisa.

Abraço,

Carolina

Responder à discussão

RSS

© 2019   Criado por Embrapa Gado de Leite.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço