CUSTO DE PRODUÇÃO - SILAGEM

Bom dia amigos,

Estamos nos aproximando do período das águas, apesar da forte estiagem que assola diversas regiões dos país. Este período é aguardado por muitos produtores, principalmente os que produzem silagem para seus animais.

Mas é sempre bom alertar os mesmos sobre a avaliação do custo de produção, principalmente de alimentos, que correspondem a 60-70% do custo de produção do leite. Análise de solo, correção com calcário, regulação dos maquinários, adubação de plantio e cobertura, manejo de pragas, colheita e confecção correta do silo são práticas que devem ser realizadas com todo o esmero e acurácia para que se busque sempre uma maior produtividade da lavoura e redução do custo da mesma.

Silagem de baixa qualidade, aumenta a necessidade de utilização de complementação concentrada, o que onera o custo de produção. Por isso atente-se à qualidade da silagem produzida, principalmente no ponto de colheita e compactação.

Deixo anexo uma planilha simples que confeccionei na ferramenta EXCEL para auxílio na avaliação do custo de produção de silagem, é de fácil utilização, só preencher que os cálculos saem instantaneamente. Aceito sugestões para complemento da mesma. Deixo também comunicado técnico que obtive junto à EMBRAPA GADO DE LEITE sobre a produção de silagem.

Como questionamento, gostaria de saber quais são as principais dificuldades encontradas pelos internautas produtores quanto ao processo de produção de silagem.

Forte abraço a todos e boa leitura

Paulo César Santos Oliveira

Zootecnista

CUSTO PRODUÇÃO SILAGEM 1.xlsx

COT 27 - Plantio de milho para silagem.pdf

COT 28 - Ensilagem do milho e do sorgo.pdf

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Paulo, boa tarde.

    Gostei muito da planilha, mas queria deixar minha contribuição.

    Talvez acrescentar um linha no final para eficiência de uso ou perdas na alimentação, que irá influenciar no custo final do alimento.

    Esse dado pode parecer irrelevante a priori, mas se quisermos comprar alimentos volumosos diversos, acho eu, que podemos calcular custo até pós bocado.

    Abraço e um feliz 2015 a todos!

  • Ola pessoal!

    Eu possuía um programa bem simples feito no excel, que fazia os cálculos para dimensionamentos do tamanho do silo.

    Era muito bom, acabei perdendo, estou tentando lembrar onde consegui, assim que lembrar. postarei no fórum.

    att.

    José pires 

  • Olá Paulo César

    gostei da sua planilha. Parabéns pela iniciativa de compartilhando sua criação com outros interessados. Com certeza vc esta ajudando muitos outros colegas e produtores. 

    Eu trabalho com custos de produção na Embrapa e gostaria de fazer algumas sugestões para você. No sentido de colaborar, logicamente. 

    Sua planilha está perfeita, mas se possível, peço a você postar no site (ou me encaminhar diretamente) uma versão da planilha já preenchida, com dados reais de alguma lavoura que você tenha acompanhado mais recentemente. Ou seja, uma versão com as células já preenchidas com as quantidades e os preços de uma situação real. 

    A partir do resultado desta versão vou tirar algumas dúvidas e apresentar sugestões. 

    Abraços e mais uma vez parabéns pela sua iniciativa. 

    João Cesar Resende

    Embrapa Gado de Leite

    joaocesar.resende@embrapa.br

  • Caro Jairo, obrigado pelas considerações

    Segue link de artigo com a metodologia de dimensionamento de silo. 

    http://www.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/divulga/GCD02.html

    Segue o link abaixo que o direciona para um fórum do Repileite em há disponível para download dois livros sobre alimentos e alimentação de gado de leite, são muito bons. 

    http://www.repileite.com.br/forum/topics/alimentos-e-alimenta-o-de-...

    Att

  • Caro Judson, 

    As planilhas estão disponíveis nos anexos acima

    Att

  • Primeiramente parabéns! Gostei muito dos Artigos e da planilha! Poderia indicar algum artigo sobre a construção do silo e também uma literatura que considera adequada para o estudo de nutrição animal? Desde já agradeço por sua atenção.

  • Gostaria de conhecer esta planilha
  • Boa tarde caro Ari,

    Obrigado pelas considerações. O custo com armazenagem está descrito como "CUSTO COLHEITA/ENSILAGEM" no final da planilha e descreve os gastos com a colheita da lavoura e ensilagem, como gasto com trator, lona, compactação... Só não inclui a construção de silos, que no caso deveriam entrar de outra maneira no custo, na forma de investimento no início e depreciação nos anos seguintes. Este valor gerado pela tabela demostra o custo com a silagem pronta no silo, não considerando a forma como a mesma chega até o cocho dos animais. Para isso pode incluir o tempo gasto pelo tratador/trator para retirar a silagem do silo e disponibilizá-la aos animais, assim teria o custo da silagem já no cocho. Isso pode ajudar na decisão do local onde construir o silo, pois muitos produtores preferem economizar no transporte e fazer silo superfície na própria lavoura, porém depois podem dispender muito tempo deslocando a silagem do silo até o cocho, gerando um custo até maior. 

    Att,

    Paulo César Santos Oliveira

    Zootecnista

  • Caro Paulo César Santos Oliveira,

    Olhei a planilha que elaboraste, gostei e de fato a mesma possibilita fazer um cálculo aproximado dos custos de produção da silagem. Até aqui ok. Mas te pergunto: é este o valor de silagem a ser considerado na formação dos custos de produção do leite? E os custos de armazenagem/estocagem da silagem?

     

This reply was deleted.