Cultivar de capim-elefante BRS Kurumi

A cultivar BRS Kurumi foi obtida pelo programa de melhoramento de forrageiras da Embrapa por meio de cruzamentos realizados entre duas variedades selecionadas na coleção de capim elefante. Durante vários anos, o seu comportamento forrageiro foi avaliado nos Biomas Mata Atlântica, Cerrados e Amazônia em parceria com diversas instituições de pesquisa e universidades. A cultivar foi lançada pela Embrapa em 2012, sendo a mesma recebeu registro e proteção de cultivar do Ministério da Agricultura.


A BRS Kurumi é um clone de propagação vegetativa, perene, cespitosa e de porte baixo, recomendada para uso sob corte e pastejo. A cultivar destaca-se por apresentar elevada relação folha:caule e alta produção de forragem de boa qualidade nutricional. É adaptada a solos bem drenados e exigente em fertilidade do solo.


Suas principais características são: alta produção de forragem durante o período chuvoso, com alto valor nutritivo, caracterizado pelos elevados teores de proteína bruta-PB na matéria seca-MS (aproximadamente 20% de PB) e de energia (60% de NDT), e baixos teores de fibra em detergente neutro-FDN (53-55% de FDN, base da MS), resultando em elevado coeficiente de digestibilidade da matéria seca, de 65-68%. A grande vantagem em relação às demais cultivares de capim-elefante é seu porte baixo e a facilidade de manejo sob pastejo. O rebaixamento do pasto é feito apenas com o pastejo, sem a necessidade de roçadas. Na região Sul tem apresentado também boa tolerância a geadas.


O manejo recomendado do capim BRS Kurumi é o pastejo rotacionado com altura de entrada dos animais nos piquetes em torno de 80 cm e rebaixamento até 35-40 cm. Com este manejo e adubações regulares, durante a estação chuvosa na região sudeste, o período de descanso varia entre 20-24 dias e é possível alcançar taxas de lotação de 5-6 vacas por hectare. Durante a estação chuvosa recomenda-se apenas a suplementação energética (fubá de milho) para se alcançar níveis de produção de leite de 18-19 L/vaca/dia.


O BRS Kurumi é susceptível ao ataque de cigarrinha-das-pastagens, não sendo recomendado seu uso em regiões com alta incidência desta praga.


Para aprofundamento no assunto oferecemos abaixo um Comunicado Técnico e um vídeo com mais detalhes sobre a cultivar.

Comunicado Técnico: Informações sobre a cultivar de capim-elefante BRS Kurumi

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Bom dia a todos.

    Somos a Viver Grass, um viveiro licenciado Embrapa para comercialização de mudas BRS Kurumi. Trabalhamos com mudas pré brotadas de forrageiras de Tifton 85, Coast Cross, Jiggs, Estrela Africana, Cameroon, Roxo, Sem Pelo e BRS Kurumi. 

    Viver Grass - Viveiro de Forragens

    Contato: 027 99891-0350 (whatsapp)

    Site: https://www.vivergrass.com.br

    Confira nossa loja: https://loja.vivergrass.com.br

    email:contato@vivergrass.com.br

    Enviamos mudas para todo o Brasil.

  • Informo que no RS existem dois viveristas  credenciados:

    Afubra - Rio Pardo - 51-3713-7762

    CIRAO Sementes - Marau - 54-3342-1010

    Att

    Sergio Bender

    Embrapa Clima Temperado

  • BRS Kurumi - cultivar de Capim-elefante anão
    Forma de disponibilização:
    Difusão.
    Descrição resumida:
    O cultivar BRS Kurumi apresenta touceiras de formato semiaberto; folha e colmo de cor verde; e internódio curto. O crescimento vegetativo é vigoroso com rápida expansão foliar, com intenso perfilhamento e porte baixo. Apresenta alto potencial de produção de forragem com excelentes características nutricionais.
    Público-alvo (usuários e/ou adquirentes - compradores):
    Técnicos e produtores de leite.
    Abrangência do mercado para uso:
    Brasil - Santa Catarina - Vale do Itajaí , Brasil - Santa Catarina - Oeste Catarinense , Brasil - Santa Catarina - Sul Catarinense , Brasil - Santa Catarina - Grande Florianópolis , Brasil - Santa Catarina - Norte Catarinense
    Situação da propriedade intelectual:
    Domínio público
    Onde obter mais informações:

    Ituporanga (EE)
    Epagri - Estação Experimental de Ituporanga
    Est. Estrada Geral Lageado Águas Negras, 453
    CEP 88.400-000 - Lageado Águas Negras 
    Ituporanga, SC - Brasil
    Caixa Postal 121
    Telefone: +55 (47) 35338844 E-mail: eeitu@epagri.sc.gov.br

  • ÓTIMA ABORDAGEM, TENHO INTERESSE NESSE CAPIM, MÁS ESTOU COM DIFICULDADE PARA CONSEGUIR MUDAS

    SOU DO OESTE CATARINENSE E NÃO ENCONTREI MUDAS AQUI POR PERTO, SE ALGUÉM PUDER AJUDAR FICO MUITO GRATO

    e-mail: rossetttoclovis@gmail.com

This reply was deleted.