Na área em que atuo, os pequenos produtores estão tendo problema para picar (chegam a fazer só a noite) e fornecer cana aos animais devido ao excessivo assédio por parte de abelhas e marimbondos. É época de seca aqui em Mato Grosso e de pouca oferta de alimentos nas matas e cerrado. Alguém pode ajudar indicando alguma forma alternativa de controle?

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Olá Boa tarde! Aqui em minha região em Bambuí-MG é altamente conhecida pela grande produção de própolis verde e do queijo canastra, mas devido ao desmatamento, herbicidas e falta de flores para as abelhas estas estão infestando os cochos com cana picada e ração, causando grande desconforto aos pecuaristas e aos apicultores, Gostaria de saber se alguém sabe de algum trabalho científico sobre repelência de abelhas nos cochos de alimentação animal? Antes já agradeço. Obrigado.

  • Olá no nosso caso a infestação ocorre não na cana, mas sim na ração concentrada. Estamos nas águas e o volumoso é somente pasto e não cana, mas quando fazemos a suplementação com ração o cocho fica todo preto. E além disto o próprio depósito de ração vocês nem imaginam, fica impossível entrar nele. Nos pequenos buracos dos sacos de ração fica uma pilha de abelhas brigando pela ração. Nos recomendaram plantar girassol, mas não podemos esperar, não sabemos mais o que fazer.

  • Patrick,

    Obrigado também, será útil para a sêca do ano que vem, obrigado pelo detalhamento.

    Marco Malburg

    Patrick Schmidt disse:

    Boa tarde Marco,

    A melhor solução e aspergir cal virgem micropulverizada na cana, já durante a picagem. As abelhas não são atraídas por esse alimento, pelo menos no cocho.

     

     

  • Obrigado pela dica, o problema este ano já passou(está chovendo) mas será útil para ano que vem.

    Marco Malburg

    Paulo César Santos Oliveira disse:

    Utilização de cal micropulverizada afugenta as abelhas.

    Att,

    Paulo César

  • Boa tarde Marco,

    A melhor solução e aspergir cal virgem micropulverizada na cana, já durante a picagem. As abelhas não são atraídas por esse alimento, pelo menos no cocho.

     

     

  • Utilização de cal micropulverizada afugenta as abelhas.

    Att,

    Paulo César

  • O ENXAME DEVE ESTAR POR PERTO, E SÓ PEGA LO COM UM APICULTOR, TEM MÉTODO MAIS RADICAL.ABRAÇOS RENE
  • Agradeço tua participação, era isso mesmo que estava imaginando. Capturar não dá pois são muitos enxames silvestres , mas a opção de plantar picão preto girassol e outras flores me parece factível.

     

  •  

    Prezado Marco Antônio, o problema realmente é devido a falta de outros alimentos na natureza, neste caso as alternativas são: Chamar um apicultor para capturar os enxames de abelhas próximos e levá-los para longe ( as abelhas normalmente procuram alimento a uma distancia de 3 Km, mas pode chegar até 5 Km); Se houver algum apiário próximo ou da mesma propriedade é necessário oferecer alimentação artificial para as abelhas (os apicultores sabem como fazer), cabe lembrar neste caso, que elas sempre procuram os alimentos mais ricos em açúcar e mais próximo; No caso de falta total na natureza de flores, as abelhas vão procurar também pela ração das vacas ou farelo de soja, isso para substituírem a fonte de proteína que é o pólen; Plantar girassol, picão preto (cosmos) e outras plantas que florescem, pode ser uma alternativa barata; As abelhas sempre preferem as flores, mas na falta procuram alternativas.

    Para maiores informações, entre em contato pelo e-mail jean@samelerocha.com.br



    Atenciosamente.



    Jean Samel Rocha

    Consultor e Instrutor

    PAS Leite, Apicultura,...

This reply was deleted.