Controle de plantas daninhas em Tifton 85

Prezados,

Gostaria de saber quais os herbicidas posso utilizar para controlar plantas daninhas em uma pastagem de Tifton 85. Sei que para plantas daninhas de folhas largas podem ser utilizados herbicidas a base de 2,4-D, picloran (tordon) e outros. Porém na minha pastagem a planta daninha que predomina é o capim quicuyo (Pennisetum clandestinum) e  algumas brachiárias. Como são gramíneas não sei qual herbicida utilizar sem matar o Tifton 85.


Se alguém tiver uma experiência bem sucedida no controle de gramíneas em pastagem de Tifton 85 por favor me relate.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Tivemos alguns bons resultados com uso do Primatop com ou sem Glifosato, mas em pré-emergência.

    Tifon Daninhas - Igor Bagnara - Workshop 2016.doc

    Tifton Daninhas -Mayla Medeiros - Workshop 2017.docx

    Tifton Daninhas Poster Mayla Medeiros.pdf

  • Olá.
    Creio que parte dos herbicidas recomendados para essa prática (Diuron MSMA) não possuem registro para uso em pastagens. Tá aí um grande problema para nós que recomendamos o cultivo de pastagens intensivas e nessa hora ficamos desamparados.
  • Partindo de um outro princípio, não sei se seria o mais oportuno, mas deixo a questão dos agrotóxicos para um ultimo recurso, considero o quicuio um excelente alimento, com relação às brachiarias elas tem um período de pousio de 25 a 30 dias para que possam não entrar em consumo de suas reservas, enquanto que o tifton, se não me engano é de 18 à 22 dias, ou seja, fazendo um bom manejo de fertilidade e um período de pousio de 20 dias, as brachiarias tendem a enfraquecer, enquanto o tifton continuará a  expressar suas características de produção, respeitadas também as alturas de corte, que na brachiaria é mais alta que a do tifton, outra forma de selecionar as espécies. Acredito que esse pode ser um meio mais cômodo, barato e seguro para o ambiente e os animais.

  • Prezado Valdinei

    Recomendo você usar MSMA, com pulverizador costal, somente nas reboleiras de infestantes. O produto é usado em canaviais, mas funciona bem em piquetes de Tifton 85. Procure contactar quem tem usado.

    Veja no link: http://www.adapar.pr.gov.br/arquivos/File/defis/DFI/Bulas/Herbicida...

    MSMA 720 Registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA sob nº 06108
    COMPOSIÇÃO:
    Sodium hydrogen methylarsonate (MSMA)...........................................720 g/L (72,0% m/v)
    Outros ingredientes................................................................................280 g/L (28,0% m/v)
  • Bom dia, acredito que seria bom dares uma olhada nos resultados da tese do Roberto Fontaneli, quicuio não é tão ruim, quanto as brachiárias recomendo aplicar direto na planta. A EMBRAPA tem modelo de aplicador de herbiciadas com tubos de PVC. Um manejo com piquetes, oferta de forragem adequada e adubação nitrogenada, levará a regeição das brachiárias facilitando a aplicação do herbicida. 

    Att

    Fábio

     

     

  • Olá, boa tarde. 

    Não há herbicidas registrados para isso (o que torna qualquer recomendação meio ilegal) mas o tifton resiste bem ao glifosato ao passo que especialmente o kikuio é sensível. Para brachiarias funciona também, mas o melhor seria estimular a competição com uso de nitrogênio e fazer pastejo leves e frequentes (colocados animais quando o pasto estiver com uns 20 a 25 cm e tirar eles entre 15 e 12 cm. Vai te dar um pasto excelente e a brachiaria não tolera bem esse manejo. Em áreas aqui em casa fiz isso e funcionou bem para brachiaria brizantha. Nas áreas piores usei glifosato, lembrando que o tifton resiste, mas dá uma tostada. No milkpoint havia um tópico sobre esse tema lembro de ter lido há alguns anos, se eum achar te mando o link. 

    Abraço.

    Marciël

This reply was deleted.