Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Como fazer uma EXCELENTE colostragem! O primeiro passo para bezerras saudáveis!

Autoras: Bianca Albuquerque – Graduanda em Medicina Veterinária da UFJF e Mariana Campos – Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite

 

A criação de bezerras é uma das fases de maior importância dentro da bovinocultura de leite por estas serem o futuro da fazenda, precisando sempre de atenção e cuidados especiais. Esta também é a fase em que pode ocorrer altos índices de doenças e mortalidade, principalmente por diarreia e doenças respiratórias. O fornecimento de colostro de qualidade é o primeiro passo para bezerras saudáveis!

O colostro é a primeira secreção da glândula mamária após o parto e é rico em nutrientes, imunoglobulinas, hormônios e fatores de crescimento. Este é de grande importância para o recém-nascido, visto que o animal não recebe anticorpos da mãe durante a vida fetal, devido ao tipo de placenta dos bovinos, que impede a transferência de imunoglobulinas. Assim, os bezerros dependem da ingestão do colostro para uma boa imunidade, sendo este processo chamado de transferência de imunidade passiva.

Alguns fatores como: concentração de imunoglobulinas no colostro, volume ingerido, intervalo de tempo entre o nascimento e a ingestão, qualidade sanitária do colostro e a capacidade de absorção, são responsáveis pelo sucesso ou não da transferência de imunidade (Figura 1).

Figura 1. Parâmetro para colostragem eficiente

 

Além da qualidade, é importante atentar a quantidade fornecida, o tempo do nascimento até a primeira mamada e o controle sanitário do colostro fornecido. É necessário garantir sua retirada da forma mais limpa possível, ter sempre recipientes separados apenas para essa função e, quando possível, fazer análise da contagem bacteriana total.

A qualidade do colostro é determinada pela concentração de imunoglobulinas, principalmente IgG, que pode ser medida utilizando um colostrômetro ou refratômetro.

  

Será que estamos dando a devida atenção às nossas bezerras? Estamos lembrando que elas são o futuro das nossas fazendas? Conte para nós suas experiências, ficaremos muito felizes em saber um pouco sobre seu dia a dia.

Exibições: 278

Responder esta

Respostas a este tópico

O objetivo desse fórum é conversar sobre colostragem de bezerras, as dúvidas, trocas de experiências. Iremos publicar alguns posts com outras informações importantes sobre essa tema. A colostragem bem feita é o primeiro passo para ter bezerras saudáveis. Compartilhe como é o protocolo de colostragem na sua fazenda? As bezerras ficam com as vacas por quanto tempo?

Responder à discussão

RSS

© 2020   Criado por Embrapa Gado de Leite.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço