Boas Práticas Agropecuárias

O mercado internacional e o brasileiro estão a cada dia mais exigente de produtos de boa qualidade e de maior durabilidade. Para que a produção brasileira se mantenha e se torne competitiva dependerá de sua capacidade de produzir um alimento saudável e seguro. Os primeiros passos para atender a essa demanda começam na melhoria dos processos de produção, principalmente com o aprimoramento da mão de obra utilizada, o aumento do volume produzido e a maior rentabilidade da atividade. A seguir estão mencionados dois pontos importantes para iniciar uma conversa sobre “boas práticas na produção de leite”.

1. Conhecimento

Toda e qualquer atividade exige de seu proprietário um conhecimento básico sobre a atividade. O produtor de leite tem que ter noções básicas administrativas e técnicas que o ajudem a fazer com que seu negócio gere lucro, traga satisfação pessoal e cumpra sua função social.  Os principais são:

Conhecimentos administrativos

. Gerenciamento de pessoal
. Gerenciamento de custos
. Controle zootécnico e
. Controle sanitário

Conhecimentos técnicos

. Manejo de animais
. Produção de alimentos
. Manejo de pastagens
. Sanidade animal
. Cria e recia
. Reprodução
. Melhoramento genético
. Manejo de ordenha e de equipamentos
. Qualidade do leite
. Meio ambiente


2. Organização

A propriedade deve ser organizada de maneira que facilite e simplifique as execuções das tarefas diárias, reduzindo os riscos de acidentes, de contaminação do leite, do meio ambiente e proporcionando satisfação às pessoas que trabalham.  O produtor de leite deve possuir:

Senso de utilização
. Manter no ambiente de trabalho apenas os materiais úteis,
. Descartar de maneira adequada sucatas, matérias e equipamentos desativados e embalagens vazias.

Senso de identificação e alocação

. Estabelecer um lugar para cada material com identificação e organização de acordo com a frequência de uso. Os mais utilizados devem ficar nos locais de mais fácil acesso,
. Identificar e armazenar de forma separada os alimentos dos produtos químicos (agrotóxicos, medicamentos, produtos de limpeza ou lubrificantes),
. Identificar as áreas e controlar o acesso de pessoas estranhas.   

Senso de limpeza

. Manter o ambiente de trabalho limpo, bem conservado e em condições de uso,
. Descartar adequadamente o lixo gerado na propriedade, inclusive o doméstico.

 Senso de saúde

. Usar medidas de prevenção para garantir a saúde do trabalhador e as condições sanitárias e ambientais adequadas,
. Não reaproveitar embalagens de produtos tóxicos para manuseio, transporte e armazenamento de alimentos.

 Senso de autodisciplina

. Comprometimento dos trabalhadores de forma que atendam aos itens anteriores; utilização, identificação e alocação, limpeza e saúde, independentemente de supervisão e
. Retirou – devolva no lugar, Ligou – desligue, Sujou – lave ou limpe, Se você sabe que tem que fazer – faça.

As Boas Práticas Agropecuárias envolvem uma série de recomendações que abrangem todas as etapas para a produção de um alimento de qualidade.  Quero contar com a ajuda de vocês para melhor entender QUAIS e PORQUE algumas recomendações serão mais difíceis de serem implementadas nos sistemas de produção de leite. Entre as mencionadas qual é o maior problema?  Por que? Como resolver?

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Prezados(as), boa tarde!

    Sem muita ilusão, todo proprietário rural gostaria de ter aplicado uma BPA em sua propriedade, e hoje, comparando-se com 20 ou 30 anos atras, o pequeno produtor rural está muita mais esclarecido do que antes e já não tem tanta resistência em modernização.

    Na minha opinião e concordo com Eder Ghedini, deixam toda a carga de mudança nas costas do produtor e não lhe é dado nenhum incetivo seja na valorização de seu produto através de uma correta remuneração, ou suporte técnico de efetiva valia.

    Recentemente, comecei a pagar R$300,00 mês, sendo uma vista mensal, para um consultor dentro destes programas de melhoramento de pastagem, manejo etc, ele visitava a fazenda, deixava uma lista de tarefas que eu já sabia e fazia e ainda me cobrava por isso. Resultado, dispensei, não estava agregando em nada.

    O que falta não é vontade de melhorias, o que falta são condições para implementação de melhorias.

    Este meu comentário é mais direcionado aos pequenos produtores de leite, que são milhões neste país e não temos nenhuma política de apoio para que possam melhorar e crescer em qualidade e produtividade.

    Paulo Gomes

  • Ao meu ver parece simples obtermos esta mudança, e é feita através de uma melhor remuneração além de políticas governamentais sérias que auxiliem o produtor, fora disso continuaremos a ver certo descaso com o quesito qualidade, sendo que não fica restrito ao produtor, estará presente em toda a cadeia leiteira.

  • Quero agradecer os comentários do Ronaldo, da Pricila, do Renato, do Harry, da Fernanda e da Sandra.

    Vamos continuar discutindo para encontrar uma boa forma de ajudar o produtor de leite que não tem as boas práticas agropecuárias em sua propriedade. Com certeza é um trabalho de formiguinha, personalizado e de confiança. Sei que todos os pontos abordados não são fáceis no dia a dia, principalmente para o produtor que participa das atividades diárias.  

    Estou preparando uma palestra de "gestão da atividade leiteira" e no início da apresentação gostaria de abordar alguns pontos importantes, mas com muita dúvida no que devo falar ou o que seria mais relevante. Eu acredito que todos os itens abordados no texto são importantes, mas o objetivo é falar pouco para que eu consiga sensibilizar algum ponto.

    Abraço   

  • O conhecimento administrativo em uma propriedade, tem de partir do principio que ñ adianta encher os ouvidos do criador/produtor, sem que mostre aos mesmos o que acontece na prática, e para que haja a mudança é necessário a extensão rural o apoio técnico na propriedade, mas exige dos técnicos o famoso trabalho de formiga, ainda mais qdo a propriedade vai passando de pai para filho.

  • Rosangela, bom dia.

    Ao meu ver, a parte de organização, é mais fácil de implementar, porém a mais dificil de continuar.

    No atropelo, do afazeres de uma propriedade, alguns produtores podem deixar de lado esta fase, não por vontade própria, mas muitas das vezes por falta de tempo.

    A fase de organização, sofre indiretamente, consequencias da falta de gestão e planejamento. Os produtores de leite, sabem, como ninguém, a produzir leite, mas faltam (a alguns) o planejmanento das atividades a médio, longo e curto prazo.

    Portanto implementar os 5S, é facil, dificil é manter, pois se o erro ocorre  lá atrás.

  • Bom dia Rosangela, a agricultura brasileira tem superado seus problemas técnicos de produção, e tem capacidade para resolver novos problemas, como mostra por exemplo o oeste da Bahia no caso da lagarta Helicoverpa. Importante agora é profissionalizar o produtor, para que as propriedades sejam gerenciadas adequadamente, e as BPA servem muito bem a este propósito. Tenho trabalhado com certificação RTRS da produção de soja, e vejo como estes instrumentos podem ser usados para aumentar a eficiência da produção, além de mitigar riscos trabalhistas, ambientais e empresariais.
  • Boa tarde a todos!

    Sou instrutor do SENAR-MG na área de bovinos de leite e já estou implantando o 5º programa PAS-leite (Programa Alimento Seguro) que tem o objetivo semelhante a estes pontos da BPA.

    A maior dificuldade é o conhecimento administrativo pois a atividade é tratada com amadorismo e a empresa rural não suporta desaforos.

    Tenho dificuldade que o produtor faça suas anotações... e sem anotar não dá para avaliar!

  • Rosângela e demais colegas,

    acredito que a implantação de todas as recomendações citadas são desafiadoras, umas mais e outras menos dependendo do perfil do produtor e da propriedade mas quero destacar dentro do item Organização que o senso de autodisciplina é muito importante. Não adianta nada conseguirmos colocar tudo em prática se não mantivermos isso. Realizar um controle, fazer a anotação, identificar, limpar, tudo é muito importante mas se não tiver disciplina para manter isso "rodando" não dá certo. 

  • Rosangela,

    Para convencer o produtor da importância das boas práticas é preciso conhecer a propriedade, identificar os pontos que ele já está fazendo corretamente (ninguém consegue ser 100% errado), para depois começar a incentiva-lo a corrigir os pontos que estão errados. Tem que ser feito de forma personalizada, se tentar de forma generalizada não funciona.

  • Olá Daniel,

    Você disse uma ponto extremamente importante.... a cabeça do produtor.

    Como agir para que ele perceba a importância das boas práticas?

    Este é um desafio para todos nós.

This reply was deleted.