Agronegócio Leite: Temperatura do Mercado

A evolução positiva da rentabilidade do produtor em 2013, em razão de preços elevados, será determinante para o aumento da oferta em 2014. Porém, a baixa expectativa de crescimento da economia brasileira pode limitar a demanda.

No ano passado, o crescimento da produção abaixo do esperado, a redução na oferta mundial e o consumo em alta estimularam o aumento dos preços no mercado interno, que subiram de R$ 0,8829 na média do primeiro semestre de 2012 para R$ 1,0178 no mesmo período de 2013.

Neste ano de 2014, a expectativa de menor crescimento da economia e as pressões inflacionárias podem limitar o aumento da demanda. O consumo ainda deve ser menor neste ano em razão na queda na renda do consumidor. A economia está desaquecida e isso sempre acaba refletindo no consumo de lácteos. 

No Estado de Minas Gerais, que responde por 28% da produção brasileira de leite, seu parque industrial opera com 30% de ociosidade.

Segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), o Brasil é o quarto maior produtor  de leite, ficando abaixo dos Estados Unidos, da Índia e da China. Minas lidera o ranking da produção nacional com 28% da captação de leite, seguido por Rio Grande do Sul (13%), Paraná (12%), Goiás (11%), Santa Catarina (8%) e São Paulo (5%).

O consumo, que após três anos de consecutivos aumentos, volta a recuar em 2014, refletindo o efeito de desaceleração da economia no País. Em dez anos o consumo per capita chegou a passar de 125 litros para 180 litros, porém a economia crescia a passos melhores que os atuais.

O setor leiteiro vem passando por mudanças positivas, dentre as quais o foco na qualidade através do cumprimento da IN nº 62 que substitui a anterior (nº 51), destacando ainda os serviços de ATER disponibilizados Brasil afora através do MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário), parceiros como a Embrapa e empresas executoras.

Vale destacar que 80% dos produtores brasileiros vêm da agricultura familiar, o que nos remete a difusão constante de tecnologias através dos serviços de ATER pública e privada.

Texto adaptado por Nei Antonio Kukla - Presidente Unitagri

Fonte: Revista A Granja do Ano 2014/15, nº 29, págs. 60 a 62.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –