A água é essencial para a vida dos humanos, animais e plantas. Na produção leiteira, a água é de extrema importância principalmente para vacas em lactação já que representa 87% da composição do leite. A ingestão de água compensa as perdas ocorridas através da produção de leite, saliva, eliminação de fezes e urina, evaporação e regula a temperatura do corpo.

Apesar disso, quando falamos sobre  nutrição animal, muitas vezes a água não recebe a devida atenção. Na propriedade leiteira, não é raro ver bebedouros  sujos, com pouca água ou mesmo em quantidades insuficientes nos currais de espera ou pastagem.

Ainda dentro da propriedade rural, devemos nos preocupar também com a qualidade da água que é consumida pela família já que as principais fontes de água no meio rural são provenientes de nascentes e poços  que podem ser contaminados se os resíduos gerados não forem destinados adequadamente.

O objetivo desta postagem é chamar atenção para a importância da água na produção de leite e propriedade rural e também saber se, nas propriedades que vocês conhecem, a qualidade da água consumida pela família é boa, se o manejo utilizado para fornecer água aos animais é adequado e também se os resíduos gerados na propriedade são destinados corretamente  para evitar a contaminação das fontes de água.

PARTICIPEM!

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas



  • Pricila Vetrano Rizzo disse:

    Olá Ulysses!

    Se você possui a produção de gás pelo biodigestor, a utilização do biogás para aquecimento da água da sala de ordenha é uma ótima alternativa. Você disse que tem criação de suínos também, certo? Outra opção, se for seu caso, é a utilização do biogás para o aquecimento das campânulas da creche.

    Att.,

    Pricila 


    Ulysses Pereira de Sousa disse:



    Bom dia, Pricila no meu caso uso uma fossa séptica para a residencia e uma bio digestora para o curral e chiqueiro onde a gera o gás mas já encontrei uma solução para o uso do gás. usarei sua queima para aquecer a Serpentina  que aquece a água para higienização dos equipamento de ordenha e sala de ordenha.

    Att.

    Ulysses   

    Obrigado Priscila não sabia dessa utilização mas veio a calhar  conversando com um amigo que ja tem esse projeto me disse a mesma coisa 

  • boa noite,amigo eu também acho quase impossível porque o tratamento da água sairá um custo muito auto   e torna inviável primeiro que a qualidade da água  influi muito para criação de peixe no âmbito comercial agora o material da bio digestora juntamente com compostagem de material orgânico da sim um ótimo adubo para pastagem e se falando em leite o melhor é mesmo um bom pasto de preferencia no período de seca.temos conseguido bons resultados com essa aplicação.

            

  • Caros Igor e Ulysses, muito boa suas abordagens e a resposta da Pricila fecha muito bem o entendimento.

    Deve-se pensar que se a água está limpa (sem cor ou turbidez) e ainda tem bactérias do tipo coliformes, por exemplo, o tratamento com cloro vai resolver o problema.

    E no caso do Ulysses o tratamento do esgoto da casa diminui muito o problema de saneamento ambiental da propriedade e melhora a qualidade da água dos mananciais (minas/poços/corregos) da propriedade.

    Ainda quando a fonte de água é em área baixa e inundável deve-se, ficar atento para evitar o acesso de animais que vão prejudicar a qualidade desta água e aumentar a matéria orgânica e a contaminação.   

  • Olá Vivian!

    Eu que agradeço sua participação e também ficarei grata se encontrar algum exemplo do que deseja fazer e puder compartilhar conosco. 

    Um abraço,

    Pricila

  • obrigada pela informação se eu tiver alguma outra informação sobre isso passo para o grupo

  • Olá Vivian, bom dia!

    Você quer utilizar o biofertilizante para criação de peixes e depois (da criação) utilizar para irrigação? Não tenho muita experiência com criação de peixes mas acredito que para isso a quantidade de matéria orgânica da água tem que ser muito pequena e para utilização do biofertilizante (que tem muita matéria orgânica) você terá que realizar uma série de tratamentos. No seu caso, talvez a melhor alternativa seria utilizar os resíduos gerados na propriedade para produção de biofertilizante e biogás e utilizá-los na irrigação. 

    Somente como sugestão de criação integrada, tenho ouvido falar bastante sobre aquaponia que é criação de peixes integrada com a produção de hortaliças. Veja no link abaixo uma matéria da Embrapa Tabuleiros Costeiros sobre o assunto. 

    https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/2767622/integrar...

    Talvez neste caso você consiga tratar e aproveitar a água cinza (efluente da água da cozinha da residência rural que tem menor quantidade de matéria orgânica) para a criação de peixes.

    Att.,

    Pricila

    Vivian dagnesi timpani disse:

    pessoal,

    aproveitando o tema cloração da agua, estou montando um sistema de reuso da agua da limpeza do estabulo e pretendo usa-la na irrigação passando primeiramente pela biodigestor e depois esta agua seria armazenada em uma lagoa na qual pretendo produzir peixes como renda extra para o produtor. Vcs sabem me dizer se terei problemas com os peixes nesta lagoa devido a origem da agua e como posso resolver? Terei que fazer algum tratamento para tornar agua usavel pelos peixes e pela irrigação do pasto?

    inte

  • Olá Ulysses!

    Se você possui a produção de gás pelo biodigestor, a utilização do biogás para aquecimento da água da sala de ordenha é uma ótima alternativa. Você disse que tem criação de suínos também, certo? Outra opção, se for seu caso, é a utilização do biogás para o aquecimento das campânulas da creche.

    Att.,

    Pricila 


    Ulysses Pereira de Sousa disse:



    Bom dia, Pricila no meu caso uso uma fossa séptica para a residencia e uma bio digestora para o curral e chiqueiro onde a gera o gás mas já encontrei uma solução para o uso do gás. usarei sua queima para aquecer a Serpentina  que aquece a água para higienização dos equipamento de ordenha e sala de ordenha.

    Att.

    Ulysses   

  • Olá Igor, neste caso, acho que vai ajudar se você fizer a retirada periódica das fezes que ficam acumuladas neste local. Você pode utilizar este material para fazer um composto, por exemplo. 

    Att.,

    Pricila


    IGOR SALDANHA DE FREITAS disse:

    Boa noite, Pricila. A fonte de água é uma vertente, devidamente rodeada por uma parede de tijolos, o sistema denominado "cacimba". Porém esta cacimba fica em um baixo do terreno, nos arredores da sala de espera e sala de ordenha. Os arredores dessa estrutura é composto por barro permanente, pelo pisoteio dos animais e por estar no caminho de escoamento natural das águas pluviais da propriedade. Neste local além de barro existe muita matéria orgânica, oriunda das fezes dos animais, que permanecem algum período de tempo do seu dia em trânsito por este local.

  • pessoal,

    aproveitando o tema cloração da agua, estou montando um sistema de reuso da agua da limpeza do estabulo e pretendo usa-la na irrigação passando primeiramente pela biodigestor e depois esta agua seria armazenada em uma lagoa na qual pretendo produzir peixes como renda extra para o produtor. Vcs sabem me dizer se terei problemas com os peixes nesta lagoa devido a origem da agua e como posso resolver? Terei que fazer algum tratamento para tornar agua usavel pelos peixes e pela irrigação do pasto?

    inte



  • Bom dia, Pricila no meu caso uso uma fossa séptica para a residencia e uma bio digestora para o curral e chiqueiro onde a gera o gás mas já encontrei uma solução para o uso do gás. usarei sua queima para aquecer a Serpentina  que aquece a água para higienização dos equipamento de ordenha e sala de ordenha.

    Att.

    Ulysses   

This reply was deleted.